A professora Ana solicitou que alguns de seus alunos de seus estudantes fossem ao quadro e escrevessem um exemplo correto sobre grandezas proporcionais. Cinco dos seus estudantes apresentaram as situações a seguir:
Flávio: A velocidade de um carro de Fórmula 1 e a distância a ser percorrida por esse carro são grandezas inversamente proporcionais.
Tiago: A vazão de uma torneira e o tempo que essa torneira leva para encher uma caixa d'água são grandezas inversamente proporcionais.
Mariana: A idade e a altura de uma pessoa são grandezas diretamente proporcionais.
Paulo: A distância percorrida por um táxi e o valor a ser pago pelo passageiro do táxi são grandezas inversamente proporcionais.
Sandra: O valor fixo pago na compra de bombons é uma grandeza inversamente proporcional à quantidade de bombons.
Qual dos estudantes de Ana acertou a sua solicitação?
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
Tiago: A vazão de uma torneira e o tempo que essa torneira leva para encher uma caixa d'água são grandezas inversamente proporcionais.
Esta questão está relacionada com a proporcionalidade entre variáveis. A proporção é um valor referente a razão de dois números. Por isso, a proporção está atrelada a fração, onde temos um numerador e um denominador.
Nesses casos, veja que o único aluno que acertou a proporção entre as variáveis foi Tiago, pois quanto maior a vazão de uma torneira, menor será o tempo para encher um recipiente. Por isso, essas grandezas inversamente proporcionais.
AnaFlávia232:
obrigada!
Perguntas interessantes