A professora afirmou que a baleia é um mamífero.Inconformado, Pedro argumentou: "Mamífero é vaca, gato,cachorro, cujos filhotes mamam. A baleia vive dentro d’água,tem nadadeiras, é um peixe". A maioria dos colegas concordou com Pedro, mas todos começaram a mudar de idéia aoassistir a um filme em que apareciam baleias pequenas sendo amamentadas. Pedro começou a perceber que morar forad’água não é algo que defina os mamíferos, e que ter rabo depeixe, nadadeiras e morar na água não são característicasapenas dos peixes.A aprendizagem de Pedro foi gerada, segundo a teoriapiagetiana, pelo processo de(A) anulação do conhecimento anterior e substituição destepor conteúdos novos e diferentes.(B) associação de novos conteúdos àqueles que já faziamparte da sua estrutura cognitiva.(C) comparação entre informações contrastantes e o reforçodo conhecimento anterior.(D) desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novoconhecimento ao anterior.(E) reforço positivo por parte da professora, dos colegas e dafamília.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Usando conceitos de teoria piagetiana temos que a alternativa correta é
(D) desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
Explicação:
Vemos que a afirmação de pedro era que : "Mamífero é vaca, gato,cachorro, cujos filhotes mamam. A baleia vive dentro d’água,tem nadadeiras, é um peixe". Sua afirmação foi confrontada com a visão de uma baleia filhote sendo amamentada, uma parte de sua afirmação estava correta, "A baleia vive dentro d’água,tem nadadeiras" e outra parte estava incorreta, a de que baleias não mamam, ainda uma terceira parte estava em conflito com as observações, " é um peixe".
Diante dos fatos apresentados pedro compreendeu que estar dentro d’água não caracteriza um peixe, porém mamar caracteriza um mamífero, sendo assim aceitou que a baleia é um mamífero.
Resposta:
alternativa. (D) - desequilíbrio, por conflito conotativo ,e acomodação do novo conhecimento ao interior.
Explicação:
espero ter ajudado.