A professora Adália, da disciplina de Língua Portuguesa, planejou sua aula sobre dois conceitos para a construção do sentido do texto: a coesão e a coerência. Primeiro, explicou, com clareza, que coesão é a ligação, a relação que se estabelece entre as partes de um texto. E, a coerência, está ligada a possibilidade de se estabelecer um sentido ao texto. Para colocar em prática essa temática, a professora pediu para os alunos realizarem a produção de um texto, deixando livre o assunto a ser escrito. A professora frisou que o texto deveria manter a coesão e coerência explicada no início na aula. Em sua opinião, um aluno do 6º ano já é capaz de escrever um parágrafo com coesão e coerência? Que estratégias o professor pode utilizar para melhor compreensão dos conceitos no processo?
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Olá, tudo bem?
Alunos do sexto ano conseguiriam manter a relação de coesão e coerência de forma bem simples e, por vezes, falha, mesmo que o texto fosse do domínio e interesse deles. Isso porque ainda não dominam, numa educação básica, as ferramentas da língua portuguesa que permitem estabelecer essas relações de coerência e coesão propriamente.
Uma boa estratégia é apresentar de forma introdutória algumas conjunções e expressões que permitam ao aluno produzir um texto mais complexo. Também é possível fazer perguntas aos alunos sobre o texto, assim ele próprio pode perceber em seu texto as falhas e pontos positivos.
Espero ter ajudado! (:
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás