“A _________________ produtivo concentra-se nas mudanças positivas que ocorreram com a população idosa. Uma nova geração de adultos mais velhos é mais independente e melhor do que as coortes anteriores em muitas áreas, incluindo saúde, status econômico, mobilidade e educação (Kaye, 2005). Não é necessariamente a continuação de uma pessoa idosa como contribuinte para a força de trabalho, mas abrange outros comportamentos que são satisfatórios e significativos para a pessoa idosa. Essa abordagem sustenta que as teorias do envelhecimento têm dado um foco excessivo nas perdas, crises e problemas do envelhecimento, negligenciando o lado positivo de se tornar mais velho. Os proponentes dessa perspectiva se distinguem em três dimensões: interno afetivo, utilitarista interno e utilitário externo (Kaye, 2005). A dimensão afetiva interna concentra-se no crescimento pessoal e nos fatores que melhoram a qualidade de vida. A dimensão utilitária interna enfatiza o crescimento funcional, enquanto o foco da dimensão utilitária externa está nas contribuições à sociedade feitas por idosos perante suas comunidades, famílias e amigos (Kaye, 2005) ”. Estamos falando de qual teoria?
a. Teoria da atividade.
b. Teoria da perspectiva de estratificação da idade.
c. Teoria do envelhecimento produtivo.
d. Teoria da continuidade.
e. Teoria da perspectiva do curso de vida.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Envelhecimento produtivo. A teoria do envelhecimento produtivo concentra-se nas mudanças positivas que ocorreram com a população idosa. Uma nova geração de adultos mais velhos é mais independente e melhor do que as coortes anteriores em muitas áreas, incluindo saúde, status econômico, mobilidade e educação (Kaye, 2005). O envelhecimento produtivo não é
necessariamente a continuação de uma pessoa idosa como contribuinte para a força de trabalho, mas abrange outros comportamentos que são satisfatório e significativos para a pessoa idosa. Essa abordagem sustenta que as teorias do envelhecimento têm dado um foco excessivo nas perdas, crises e problemas do envelhecimento, negligenciando o lado positivo de se tornar mais velho. Os proponentes dessa perspectiva distinguem três dimensões para o envelhecimento produtivo: interno afetivo, utilitarista interno e utilitário externo (Kaye, 2005). A dimensão afetiva interna concentra-se no crescimento pessoal e nos fatores que melhoram a qualidade de vida. A dimensão utilitária interna enfatiza o crescimento funcional, enquanto o foco da dimensão utilitária externa está nas contribuições à sociedade feitas por idosos perante suas comunidades, famílias e amigos (Kaye, 2005).
Explicação: