História, perguntado por patri12, 1 ano atrás

A produsagem é uma prática bastante difundida entre fãs de franquias midiáticas.

Nelas os fãs produzem, em geral, textos multimodais classificados como remixes e mashups a

partir conteúdos oficiais.

Quais produções são exemplos dessa prática?
Escolha uma:
a. perfil no Facebook e fanarts.
b. perfil fake no Facebook e vídeos autorais no YouTube.
c. fanfictions e blog autoral.
d. e-mail e gif animado que destaca imagens de um conteúdo oficial, podendo gerar novas
interpretações.
e. viddings e fanarts.

Soluções para a tarefa

Respondido por dharduin
6
Alternativa E

Produsagem é uma expressão criada por Bruns (2006) para referir-se à construção colaborativa e contínua de conteúdos existentes online, em busca de aperfeiçoamento da informação.

Para o autor, os usuários são tanto produtores como o público alvo das informações e conhecimentos, dentro de ambientes participaticos. A estes usuários Bruns (2006) atribui o nome de produsuários.

Desta forma, os produsuários participam e consomem o conteúdo gerado por outros indivíduos, muitas vezes reutilizando-os de outras formas. Para isso, lançam mão de recursos como a remixagem e reconstrução de material.

Vamos analisar os meios expostos nas alternativas:

Perfil no Facebook: sendo fake ou não, os perfis de facebook são vias construtivas de informação, entretanto não se enquadram na produsagem.

Fanart: uma fanart é um material artístico criado por fãs, usualmente baseados em textos e mídias narrativos, ou ainda em ícones da cultura popular (BLACK, 2006)..

Vídeos autorais no Youtube: os vídeos no youtube fazem uso de diversos recursos que permitem a contrução colaborativa e contínua de informação. Muitos vídeos expressam a opinião dos youtubers sobre certo tema, e existem ainda vídeos de séries autorais, produzidos por novos atores ou mesmo amadores, que podem  ser combinados em sequência para transformarem-se em (parte de) outra narrativa, podendo portanto servir como material para uma produsagem.

gifs: os gifs são mashups de cenas autorais ou de teceiros que se viralizam e são também formas participativas e construtivas que perfazem a web 

vidding: é uma forma de produzir vídeos a partir de fragmentos de outros vídeos e imagens, podendo ter como fonte mais de uma mídia, e portanto trata-se de uma forma de produsagem.

blog autoral: um blog deste gênero normalmente é uma via unilateral, não sendo colaborativo e construtivo.

Perguntas interessantes