A produção do espaço constitui um elemento central da problemática do mundo contemporâneo, tanto na realização do processo de acumulação capitalista como da produção e da (re)produção dos diferentes agentes que atuam nas cidades. Sobre esses agentes, assinale a alternativa correta.
Os agentes sociais excluídos têm interesse da conversão da terra rural para a terra urbana, pois dessas terras dependem as condições de habitações.
O Estado exerce todas as funções dos diferentes agentes, além de ser responsável pela regularização do uso do solo urbano, que é alvo dos movimentos sociais.
Os agentes produtores e consumidores do espaço urbano agem isoladamente, não exercendo atuação entre Estado proprietários dos meios de produção, proprietários fundiários e promotores imobiliários.
Os promotores imobiliários buscam produzir habitação de interesse social, pois estas demandam um preço elevado atendendo os anseios populares.
O Estado compreende a (União, Estados e Municípios) que atuam no sentido de obterem maior renda fundiária na comercialização dos lotes urbanos.
Soluções para a tarefa
Olá,
O Estado exerce função de diferentes agentes, já que ao mesmo tempo possuí terras, então é proprietário, utiliza espaços públicos, gerencia plantações rurais, defende interesses dos agentes excluídos e realiza transações de compra e venda, logo a alternativa correta é:
O Estado exerce todas as funções dos diferentes agentes, além de ser responsável pela regularização do uso do solo urbano, que é alvo dos movimentos sociais.
As outras alternativas estão incorretas posto que:
- Os agentes fundiários são quem possui interesses de converter a terra rural em urbana.
- Os agentes produtores e consumidores exercem atuação entre o Estado.
- Os promotores imobiliários visam acumulo de capital.
- O Estado atua no sentido de regularizar a distribuição de terras.
Espero ter ajudado!