A produção de textos em sala é parte do complexo processo compreendido como transposição didática. "Esse processo de transposição requer do docente [em formação], no mínimo, sensibilidade para: recortar do conhecimento disponível o que é pertinente para a situação de ensino; contextualizar esse recorte conforme o tempo/espaço de produção e segundo os objetivos do ensino; organizar/sistematizar esse recorte - valendo-se, para isso, de diferentes linguagens e do uso adequado delas à situação enunciativa pressuposta pelo processo de ensino e aprendizagem e planejar formas de tornar acessível ao aluno esse recorte, avaliando essa acessibilidade.? (SANTOS et al. 2004, p.21) Sobre a produção de textos didáticos em sala, responda corretamente:
Soluções para a tarefa
Alternativas.
a ) O propósito de atividades do gênero é reforçar a autoridade dos textos oficiais, utilizados como fontes diretas e inquestionáveis de conhecimento. b ) Trata-se de estimular práticas que reforcem conhecimentos adquiridos nas aulas expositivas, reforçando valores e discursos já presentes em outros materiais. c ) Trata-se de estimular nos alunos a livre expressão e uma visão passional acerca da História, que torne a disciplina envolvente e interessante para os estudantes. d ) A transposição didática implica o envolvimento dos alunos do ensino básico em atividades indistintas daquelas desenvolvidas por historiadores em seus processos de pesquisa acadêmicos. e ) Trata-se de envolver o aluno, estimulando a interação entre docentes e discentes e práticas de pesquisa e de problematização dos materiais que existem à disposição para análise.
Letra e.
O processo de transposição didática, evidenciado no texto, procura reforçar o interesse dos alunos por métodos científicos, no sentido de alinhar cada vez mais a teoria e a prática.
Diante disso, trata-se de uma forma de buscar a aprendizagem significativa dos alunos, fomentando a problematização de temáticas de grande importância social, como a própria diversidade.