A produção de leite é determinada, entre outros fatores,pela raça e pela alimentação do animal. Entre as raçasleiteiras conhecidas, a holandesa destaca-se como a demaior produção. No entanto, a maior parte do rebanholeiteiro do Brasil é constituída essencialmente por animaiscruzados, de baixa produção. As razões para a maiorutilização de animais mestiços no Brasil incluem o fato deque esses animais apresentam, em relação às vacasholandesas,I menor custo de produção de leite.II maior resistência ao meio ambiente e aos parasitas.III maior facilidade de manejo.IV maior adaptabilidade à estabulação e ao arraçoamentoem comedouros.V maior peso.Estão certos apenas os itensA I, II e III.B I, II e IV.C I, III e V.D II, IV e V.E III, IV e V.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Letra A.
I, II e III estão corretas.
IV) maior adaptabilidade à estabulação e ao arraçoamento em comedouros.
ERRADO. Nem sempre o cruzamento de uma raça de origem pura europeia com uma raça de origem indiana (que gera o animal mestiço) vai proporcionar adaptação rápida em estábulo. Na verdade, os fatores ambientais - como o clima - também devem ser avaliados pelos criadores de animais de leite.
V) maior peso.
ERRADO. Conforme estudos do núcleo de gado de leite da Embrapa, as vacas mais azebuadas (mestiças com gado Zebú) costumam ser mais pesadas e longevas (vivem mais) do que as outras raças.
Mantenha-se focado em seus estudos!
Perguntas interessantes