Química, perguntado por rafaelcarlosluizdeso, 1 ano atrás

A produção de etanol nas indústrias sucroalcooleiras está seguindo nova rota de obtenção, partindo-se de resíduos agroindustriais, o que dá origem ao etanol de segunda geração. Exemplos desses resíduos são: o bagaço da cana-de-açúcar, a palha do milho e o bagaço da mandioca.

Para viabilizar o aproveitamento desses materiais na produção de etanol pela rota da fermentação alcoólica,

Soluções para a tarefa

Respondido por carolzacharias
5

As alternativas são:

a. os resíduos amiláceos podem ser utilizados sem pré-tratamento, pois há conversão direta do amido em etanol.

b. os resíduos agroindustriais que contêm, simultaneamente, celulose, hemicelulose e amido em sua composição devem ser utilizados.

c. a deslignificação será a etapa preliminar da rota bioquímica, de fácil condução, que libera a glicose diretamente para conversão em etanol.

d. a conversão de celulose ou hemicelulose deve seguir a mesma rota bioquímica, porém o rendimento em etanol será menor para hemicelulose.

e. os resíduos de origem celulósica, apesar de abundantes, precisam ser desconstruídos de forma mais agressiva em razão, principalmente, da presença da lignina na sua estrutura.

Alternativa correta: e

a. Incorreta.

O amido não é fermentado diretamente, ele deve ser hidrolisado previamente para que, só então , as leveduras possam fermentá-lo.

b. Incorreta.

Embora os resíduos agroindustriais sejam utilizados para a produção de álcool de segunda geração, eles não são utilizados diretamente.

c. Incorreta.

A deslignificação não é uma etapa bioquímica, mas sim química, e não libera glicose de forma direta.

d. Incorreta.

A celulose é composta basicamente de glicose, e as hemiceluloses são polissacarídeos com baixo grau de polimerização  que contém uma mistura de polímeros, e não devem seguir a mesma rota bioquímica.

Perguntas interessantes