Ed. Física, perguntado por leenando, 1 ano atrás

A produção de energia para a célula acontece de duas formas, anaeróbica e aeróbica, uma delas é a via glicolítica, porém outra forma de energia promove ainda mais energia para a célula e esta forma de produção de energia é considerada aeróbia ou anaeróbia?

Soluções para a tarefa

Respondido por ritchelejansenp8w0sq
1

Os seres vivos utilizam a molécula de adenosina trifosfato (ATP) como fonte de energia para diferentes ações, desde o ato de virar uma página até os batimentos cardíacos. Basicamente, o ATP é constituído por um nucleotídeo composto pela base nitrogenada (adenina) ligada a um açúcar (ribose) e três fosfatos, cuja energia é armazenada nas ligações químicas entre os fosfatos. O rompimento dessa ligação libera fosfato que é utilizado nos processos celulares. 

Quando a molécula de ATP perde um fosfato, essa se torna uma molécula com dois fosfatos, denominada adenosina difosfato (ADP), entretanto, quando o ATP é degradado a sua forma mais simples, liberando dois fosfatos e, consequentemente, mais energia, torna-se uma molécula com apenas um fosfato, denominada adenosina monofosfato (AMP).  O ATP é utilizado e gerado durante os processos de respiração celular, tanto na presença de oxigênio (respiração aeróbia) quanto na ausência de oxigênio (respiração anaeróbia e fermentação)


leenando: Ainda não entendi, minha dúvida é qual é a outra fonte de energia que produz mais energia? E se ela é anaeróbica ou aeróbia??
Perguntas interessantes