História, perguntado por leca, 1 ano atrás

a produçao de açucar e a criaçao de gado foram as principais atividades econômicas que garantiram a ocupaçao portuguesa nesse territorio.De qual regiao estamos falando?

Soluções para a tarefa

Respondido por jaruaba20
198
Certamente , da região nordeste , onde quem refinava e exportava nosso açúcar para Europa era os Holandeses, e, com certeza , a pecuária foi de suma importância tanto que as drogas do sertão sugiram em meio esse desbravamento. 
Respondido por falarodrigo
51
Prezada Lívia,

Esses fatos ocorreram na região nordeste do Brasil, na qual a produção de açúcar ocupava o litoral e a pecuária era praticada no interior.

Nesse sentido, vale ressaltar que a criação de bovinos na colônia portuguesa da América era uma atividade secundária, que tinha por objetivo auxiliar no trabalho nos engenhos de açúcar, mas, com o crescimento do número de animais, estes passaram a destruir plantações de cana de açúcar (haja vista que não era tão comum a presença de cercas nas grandes áreas que formação as fazendas).

Em razão do lucro astronômico com o açúcar e a importância desse produto em termos de impostos e da própria continuidade do processo colonizador / invasor português, as autoridades estabeleceram uma Carta Régia, em 1701, que proibiam a criação de gado nas regiões litorâneas que não fosse, diretamente, relacionada aos trabalhos nos engenhos, o que impulsionou a colonização do interior do Brasil, inclusive do sertão nordestino.

Nesse sentido, a criação de bois e vacas nos estados nordestinos alcançava no século XVII mais de 600 mil animais. Ao contrário do uso da mão de obra escrava predominante na monocultura da cana, a pecuária colonial, geralmente, empregava trabalhadores livres, com o pagamento sendo feito com os filhotes, o que permitia a mobilidade social, com o vaqueiro se tornando dono do próprio rebanho. Além disso, havia o comércio de equinos e muares para o transporte, fortalecendo a atividade pecuária como voltada ao mercado interno, ao invés do modelo exportador que predominava na agricultura.

Bons estudos!

Perguntas interessantes