A produção artística sempre esteve conectada com a cultura do homem. As belas artes e as artes aplicadas são reconhecidamente produções que narram a história do homem no mundo, suas relações com a natureza que o envolve e com as práticas sociais estabelecidas no seu meio. Há uma distinção básica entre as belas artes e as artes aplicadas. Como pode ser sintetizada essa diferença fundamental?
a)
A diferença fundamental entre as artes aplicadas e as belas artes funda-se na qualidade estética da produção. As belas artes são consideradas artes maiores por apresentarem atributos estéticos superiores aos das artes aplicadas.
b)
A diferença fundamental entre as artes aplicadas e as belas artes funda-se no recorte histórico da produção. As belas artes são consideradas anteriores ao surgimento das artes aplicadas, pois o conceito de belas artes data do século XVIII.
c)
A diferença fundamental entre as artes aplicadas e as belas artes funda-se na legitimidade da produção. As belas artes são legitimadas pelas instâncias pertinentes, as artes aplicadas não recebem essa distinção.
d)
A diferença fundamental entre as artes aplicadas e as belas artes funda-se na autoria da produção. As belas artes são assinadas por artistas consagrados, e as artes aplicadas são produzidas por artesãos.
e)
A diferença fundamental entre as artes aplicadas e as belas artes funda-se na utilidade da produção. As belas artes não têm caráter utilitário, e as artes aplicadas apresentam objetivos práticos, devem ser úteis ao homem.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e ) A diferença fundamental entre as artes aplicadas e as belas artes funda-se na utilidade da produção. As belas artes não têm caráter utilitário, e as artes aplicadas apresentam objetivos práticos, devem ser úteis ao homem.
Explicação:
A diferença fundamental entre as artes aplicadas e as belas artes funda-se na utilidade da produção. As belas artes não têm caráter utilitário, e as artes aplicadas apresentam objetivos práticos, são modalidades de produção orientadas para a vida do homem, como ferramentas, utensílios e demais objetos com uso prático. As belas artes foram conceituadas no século XVIII, como produções que obedecem às regras acadêmicas, legitimadas pelas instâncias pertinentes. Elas não têm caráter utilitário, seu conceito é oposto ao conceito de artes aplicadas. Independentemente da avaliação estética, do recorte histórico ou apenas da legitimidade e autoria da produção, o que distingue as duas produções é a finalidade de cada uma delas.