A produção arquitetônica atual apresenta uma grande assimetria no que diz respeito à apropriação formal com intenção estética dos sistemas estruturais dos edifícios. Ora a estrutura não tem destaque formal limitando-se à sua função de sustentação, ora ela é trabalhada como elemento formal de destaque na arquitetura.
A nossa hipótese é de que a maior ou menor ênfase dada ao sistema estrutural está relacionada à maior ou menor valorização da tecnologia na concepção dos projetos de arquitetura. Na maioria dos edifícios construídos no presente momento o sistema estrutural tem seu valor reduzido à função: dar sustentação ao edifício. Embora seja este seu papel fundamental, reduzir ao mero desempenho da função parece-nos inaceitável. Há exceções, obras que não se alinham com a maioria dos edifícios construídos atualmente, que amparam a nossa posição. Pois neles, a estrutura do edifício é o elemento de maior destaque na composição arquitetônica. Vejamos dois exemplos de autoria de Santiago Calatrava (GRALA DA CUNHA, 2011).
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. Fica evidente a criação do objeto arquitetônico e estrutural como uma simbiose, onde o sistema estrutural assume um papel estético.
II. Nas duas propostas de projetos se descortinam com um mundo de possibilidades de valorização formal com intenção estética dos sistemas estruturais.
III. Nos exemplos a estrutura adotada, por ser metálica, possibilitou uma concepção de formas rebuscadas.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
b. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d. As afirmativas I, II e III estão corretas.
e. Apenas a afirmativa II está correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
45
I, II e III estão corretas, corrigido pelo AVA.
Respondido por
2
Resposta:
I, II e III estão corretas
Explicação:
Corrigida pelo AVA.
Perguntas interessantes