a proclamação da república no brasil em 1889, não significou mudanças práticas na vida econômica e social do país. a produção agrária extensiva e monocultura continuou predominante. o fim da escravidão em 1888, não rompeu as relações de trabalho fundadas na mão de obra braçal. nos gabinetes do governo, nas discussões parlamentares, a educação era citada e referenciada. mas de prático havia muito poucas ações. se falava em uma educação básica pública nos diversos estados brasileiros. contudo, o analfabetismo predominava na grande maioria da população (85%). contudo, ao ser elaborada a constituição em 1891 havia uma limitação aos analfabetos, eles não poderiam votar. quem não tinha o domínio de ler e escrever não poderia ser considerado um cidadão pleno. aguiar, g. c.; casteleira, r. p. fundamentos históricos e filosóficos da educação. maringá-pr.: unicesumar, 2017. diante do seu conhecimento sobre a história da educação brasileira, em especial na primeira república, julgue as afirmativas brasileiras e assinale a alternativa correta: i. como o voto era limitado aos alfabetizados e aos homens, as mulheres não tinham direito ao voto, uma minoria, cerca de 5% dos brasileiro tinham acesso ao voto. ii. a república conseguiu incluir um grande número de brasileiros na condição de eleitores. a história do regime republicano em sua primeira fase, 1889 a 1930, foi um sucesso e fez de mais de 98% dos brasileiros pessoas alfabetizadas plenamente. iii. não podemos esquecer que o fim da escravidão, 1888, deixou sequelas na formação social brasileira. lembrando que a atividade agrícola continuou predominante e insensível a necessidade de qualificação de mão de obra. iv. ao considerar que apenas os alfabetizados poderiam ter acesso ao voto, a primeira república eliminou por completo o acesso de grande parte da população a representação política. é correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativas corretas:
I. como o voto era limitado aos alfabetizados e aos homens, as mulheres não tinham direito ao voto, uma minoria, cerca de 5% dos brasileiro tinham acesso ao voto. ii. a república conseguiu incluir um grande número de brasileiros na condição de eleitores. a história do regime republicano em sua primeira fase, 1889 a 1930, foi um sucesso e fez de mais de 98% dos brasileiros pessoas alfabetizadas plenamente.
III. não podemos esquecer que o fim da escravidão, 1888, deixou sequelas na formação social brasileira. lembrando que a atividade agrícola continuou predominante e insensível a necessidade de qualificação de mão de obra.
IV. ao considerar que apenas os alfabetizados poderiam ter acesso ao voto, a primeira república eliminou por completo o acesso de grande parte da população a representação política.