História, perguntado por erikinha7975, 10 meses atrás

A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, exigiu que o país adotasse um novo texto constitucional. Sobre a nova Constituição, aprovada em 1891, pode-se afirmar que


A

instituiu uma república federativa no Brasil, transformando as antigas províncias em estados, mas sem conferir-lhes grande autonomia, pois eles permaneceram dependentes do Governo Federal para prover suas despesas administrativas.


B

estabeleceu o direito de voto para todos os cidadãos maiores de 21 anos; entretanto o contingente de eleitores era restrito, pois estavam excluídos os analfabetos, as mulheres e os mendigos, que constituíam a maioria da população brasileira.


C

implementou o regime republicano, com a eleição direta para presidente da República, para o Senado e para a Câmara Federal, sendo que os estados também podiam eleger seus governadores e suas Assembleias Legislativas, mas não podiam dispor de uma Constituição própria.

Soluções para a tarefa

Respondido por marciofigallo
70

Resposta:

Letra B)

Explicação:

A Letra "a" diz que os Estados permaneceram dependentes do Governo Federal e que não tiveram grande autonomia, trata-se de uma inverdade e até uma contrariedade ao significado da palavra Federativa.

A letra "b" trata corretamente a cerca dos dispositivos eleitorais.

A letra "c" erra ao dizer que as Unidades Federativas (estados) não poderiam ter uma constituição, o que é falso, pois uma característica fundamental dos estados e do regime federalista é o possuimento de uma constituição para cada estado.

Respondido por andersoncora123
20

Resposta:

Letra: B estabeleceu o direito de voto para todos os cidadãos...

Perguntas interessantes