A problematização acerca da indústria cultural proposta por Adorno e Horkheimer foi formulada em meados do século XX, quando os principais meios de comunicação de massa eram cinema, jornais impressos e rádio, ou seja, antes do surgimento da Internet, das redes sociais e demais plataformas digitais.
Considere que com acesso à internet há uma maior possibilidade de escolha de conteúdo e uma descentralização dos produtores de conteúdo.
Será que o maior acesso a meios de comunicação, a conteúdos artísticos com a ampliação do uso das redes e meios digitais é capaz de reduzir a influência da indústria cultural?
Soluções para a tarefa
Na verdade, o crescimento dos acessos aos meios de comunicação, conteúdos artísticos e digitais tem contribuído para o aumento da influência da Indústria Cultural.
E isso ocorre porque as pessoas passam a consumir cada vez mais os produtos e serviços que são vendidos por emissoras de TV, canais de streaming (como a Netflix) e artistas que possuem páginas nas redes sociais online.
Sendo assim, é correto afirmar que a presença de outros canais de comunicação tem aumentado cada vez mais a influência da Indústria Cultural na vida das pessoas.
Acredite em seu potencial!
Resposta:
É possível dizer que a indústria cultural não sofreu abalos com a ascensão dos meios digitais, justificando que ela também se apoderou e se utiliza dos meios digitais, como a Internet, para influenciar padrões com a vinculação de propagandas, seja por meio de sites, anúncios, social media influencers, etc. Do mesmo modo, a aparente liberdade na publicação e escolha de conteúdos acaba seguindo diretrizes que são socialmente aceitas. Ou seja, não se alterou a essência da indústria cultural como produtora de entretenimento, de cultura de massa, de forma que o conteúdo dos produtos culturais não foi alterado, apenas há mais oferta. A qualidade dos conteúdos produzidos, ao menos da sua maior parte, também é consumida como produto, sem capacidade de promover a emancipação intelectual.
No entanto, também é possível dizer que a indústria cultural perdeu influência com a maior possibilidade de acesso a conteúdo. A grande oferta de transmissão de dados e informações na era da Internet acaba por ao menos reduzir a influência da indústria cultural nos comportamentos e conteúdos consumidos. O maior acesso a informações e dados dá maior autonomia e liberdade para que as pessoas tenham acesso, por conta própria, a conteúdos que não são fornecidos pelas mídias tradicionais.
Explicação: