A probabilidade de que o filhote desse acasalamento seja uma fêmea rugidora, desprezando a ocorrência de mutações genéticas e de recombinações gênicas, é de: * 1 ponto 0% 25% 50% 75% 100% 2. A hemofilia, distúrbio hereditário que afeta a coagulação do sangue, é determinada por um gene recessivo ligado ao cromossomo X. Com base nos conhecimentos sobre genética, é correto afirmar: * 1 ponto Um casal que não é afetado pela hemofilia não terá filhos hemofílicos. A primeira criança de uma mulher heterozigota com um homem normal tem 50% de probabilidade de ser menino e hemofílico. Os filhos de um homem hemofílico também serão hemofílicos. Uma criança do sexo masculino, filho de uma mulher portadora, mas não afetada pela doença, com um homem normal tem 50% de probabilidade de ser hemofílico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
2- D) O segundo filho de uma mulher portadora, mas não afetada pela doença, com um homem normal tem 50% de probabilidade de ser hemofílico.
A hemofilia é condicionada por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X (Xh). Dessa forma, um casal normal pode ter uma criança (sexo masculino) afetada, desde que a mulher seja heterozigota (XHXh).
O genótipo em vermelho é de um menino hemofílico.
A probabilidade de nascer um menino hemofílico é de 25%. Contudo, se considerarmos apenas o sexo masculino, a probabilidade de nascer um menino hemofílico (independente dos nascimentos anteriores) é de 50%.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás