A probabilidade de que o filhote desse acasalamento seja uma fêmea rugidora, desprezando a ocorrência de mutações genéticas e de recombinações gênicas, é de: * 1/1 0% 25% 50% 75% 100% 2. A hemofilia, distúrbio hereditário que afeta a coagulação do sangue, é determinada por um gene recessivo ligado ao cromossomo X. Com base nos conhecimentos sobre genética, é correto afirmar: * 1/1 Um casal que não é afetado pela hemofilia não terá filhos hemofílicos. A primeira criança de uma mulher heterozigota com um homem normal tem 50% de probabilidade de ser menino e hemofílico. Os filhos de um homem hemofílico também serão hemofílicos. Uma criança do sexo masculino, filho de uma mulher portadora, mas não afetada pela doença, com um homem normal tem 50% de probabilidade de ser hemofílico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) B) 25%
2) D) Uma criança do sexo masculino, filho de uma mulher portadora, mas não afetada pela doença, com um homem normal tem 50% de probabilidade de ser hemofílico.
Explicação:
1- A probabilidade do filho desse cruzamento ser uma fêmea rugidora é de 25%. - B
Acredito que esse seja o enunciado da pergunta 1:
Em uma espécie de felídeos, uma alteração anatômica na laringe permite que alguns indivíduos tenham a capacidade de rugir. Essa característica é determinada exclusivamente por um único par de genes, com herança dominante ligada ao sexo.
Em um determinado zoológico, uma fêmea rugidora heterozigota está prenha de um macho incapaz de rugir, ambos da mesma espécie de felídeos.
A probabilidade de que o filhote desse acasalamento seja uma fêmea rugidora, desprezando a ocorrência de mutações genéticas e de recombinações gênicas, é de
Se é uma característica ligada ao sexo ela tem relação com o cromossomo X.
Fêmea rugidora Heterozigota Rr
Macho incapaz de rugir r
Como a mãe é Rr, a probabilidade do indivíduo ser rugidor é de 50%. A chance de ser fêmea é de 50% também. Logo, a probabilidade de ser uma fêmea rugidora é de 25%.
2- É correto afirmar que uma criança do sexo masculino, filho de uma mulher portadora, mas não afetada pela doença, com um homem normal tem 50% de probabilidade de ser hemofílico - D
Gene ligado ao sexo: ocorre no cromossomo X.
a) Um casal não hemofílico pode ser HH (mulher) x H (homem) ou Hh (mulher) x H (homem). No primeiro cruzamento nenhum indivíduo nasce hemofílico. No segundo existe 25% de chance de ter um homem hemofílico, pois pode receber o h da mãe.
b) Mulher heterozigota (Hh) x Homem normal (H) : 50% de chance de ser menino. Se for menino, tem 50% de chances de ser hemofílico. As chances de ser um menino hemofílico são de 25%.
c) Não. Se o filho for homem, a característica não depende do pai, por que ele passará o cromossomo Y, não o X. E mesmo se for mulher, ainda temos que considerar o cromossomo que a mãe passará para a filha.
d) Mulher portadora (Hh) x Homem normal (H). Sim, se a criança for do sexo masculino, ela recebera tal característica somente da mãe, pois o pai passará o Y. Assim, com a mãe heterozigota ela pode receber H e ser normal ou h e ser hemofílico, com 50% de chances para ambos.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/7683936
https://brainly.com.br/tarefa/22599215