A prisão do ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, em junho de 2001, foi mais um capítulo dos intensos conflitos separatistas e étnicos que eclodiram na Europa durante a década de 90 do século XX.
Um dos elementos que contribuíram para a emergência desses conflitos foi/foram
a) a crise do socialismo e o surgimentos de novos arranjos políticos e nacionais.
b)a formalização da União Europeia, contrariando interesses da Iugoslávia e da
Sérvia.
c) as disputas por terra entre colonos judeus e separatistas sérvios em território iugoslavo.
d) a entrada da Iugoslávia na OTAN, contrariando os interesses militares do
bloco socialista na Europa.
e) a intensificação do processo de repressão aos cultos religiosos por parte do
governo central de Moscou.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-D
2-D
Explicação:
1- eu coloquei A e deu q a D era a certa
Ops, não foi desta vez! Retome o conteúdo.
Letra D. Sob a liderança de Tito, após a Segunda Guerra Mundial, a Iugoslávia manteve-se unida, mas não sob uma economia capitalista clássica, mas sim sob um sistema econômico semelhante ao soviético, que geralmente é denominado de comunismo.
2-Parabéns, é isso aí!
Resposta correta letra D. O fim da União Soviética contribuiu para o processo de fragmentação da Iugoslávia, pois o governo central de Moscou procurava manter a estabilidade dos países que formavam o bloco socialista, sobretudo na Europa. Além disso, a fragmentação da União Soviética em quinze novas nações motivou os movimentos separatistas da Iugoslávia a buscarem a sua independência.
O presidente iugoslavo Slobodan Milosevic foi preso no ano de 2001, acusado de promover “limpeza étnica” na região da Bósnia. A crise do socialismo está relacionada a este fato, porque permitiu a liberdade com o fim do rígido controle sobre as Repúblicas Soviéticas. Neste contexto, situaçõs como a fragmentação da Iugoslávia se tornou inevitável.
A alternativa (a) descreve corretamente elementos que contribuíram para que diversos conflitos que foram observados na região.
Slobodan Milosevic, foi um dos responsáveis pela Guerra da Bósnia, um conflito que aconteceu na região da ex-Iugoslávia entre os anos de 1992-1995 e foi um dos acontecimentos envolvendo a fragmentação da Iugoslávia. Com a declaração de independência da Bósnia, a Sérvia se recusa a reconhecer o novo país independente dando início ao conflito.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/547469