A priorização de ideias é essencial no mundo dos negócios porque permite focar e utilizar os recursos de forma mais efetiva, uma vez que os recursos normalmente são escassos. A priorização inicia sempre por meio de um comparativo entre as ideias, como por exemplo, o uso de uma matriz de priorização, ou então por meio de ferramentas, como o Balanced Scorecard (BSC) ou então de “mapas estratégicos” que permitem que sejam realizados os testes de hipóteses. Mas não importa a ferramenta ou método utilizado, o mais importante é considerar todos os fatores que influenciam para o sucesso da ideia, e assim, com uma boa análise, é possível priorizar ou selecionar a(s) melhor(es) ideia(s).
Com base no texto, nos conteúdos da etapa 3 e em outras referências sobre o tema, responda as seguintes questões:
1. Quais são os critérios que podem ser utilizados em um processo de priorização de ideias?
2. Descreva detalhadamente um possível processo de priorização de ideias.
3. Apresente um exemplo prático do processo de priorização que você descreveu
Soluções para a tarefa
1. Os critérios que podem ser utilizados em um processo de priorização de ideias são os da Matriz de Priorização de Complexidade versus Atratividade, por exemplo, que envolvem elencar os fatores de atratividade de mercado e a complexidade do projeto.
2. O possível processo de priorização de ideias nessa matriz se dá de maneira que, quanto maior é a complexidade do projeto, menor é a atratividade no mercado. Por isso prioriza-se o que é simples e eficiente.
3. Um exemplo prático do processo de priorização é o caso do planejamento de dois produtos diferentes, onde o produto A é super complexo e difícil de comunicar seu uso ao consumidor, enquanto que o produto B possui as mesmas funcionalidades mas é simples e fácil de ser usado.
Então a ideia do produto B é viável e deve ser desenvolvida.
Abraços!