História, perguntado por rhilarymourao7068, 3 meses atrás

"A princípio, prevaleceu a compreensão de que se tratava realmente de um mito fundador da nacionalidade. Afinal, o Brasil teria sido percebido historicamente como um país onde os brancos tinham uma fraca, ou quase nenhuma, consciência de raça (cf. Freyre, 1933); onde a miscigenação era, desde o período colonial, disseminada e moralmente consentida; onde os mestiços, desde que bem-educados, seriam regularmente incorporados às elites; enfim, onde o preconceito racial nunca fora forte o suficiente para criar uma "linha de cor" (GUIMARAES, Antonio Sérgio Alfredo. Depois da democracia racial. ?Tempo social,?São Paulo,?v. 18,?n. 2,?p. 269-287,?nov. ?2006. Disponível em:

Soluções para a tarefa

Respondido por JLFagundez
0

O autor nesse excerto de texto fala sobre o mito da democracia racial. Letra C.

Mito da democracia racial

Após sua abolição no Brasil, o racismo se intensificou na prática social, mas naquele momento os fundamentos teóricos do mito da democracia racial se consolidaram no imaginário social.

Democracia racial significa estritamente um sistema racial livre de obstáculos legais ou institucionais à igualdade racial e, em certa medida, livre de sinais de preconceito ou discriminação.

A Lei Áurea de 1888 aboliu a escravidão, principal meio institucional de opressão dos negros no Brasil. A Proclamação da República de 1889 generalizou teoricamente a cidadania.

Em termos de discurso jurídico, os cidadãos negros desfrutam dos mesmos direitos e oportunidades que os brancos em todas as áreas da vida pública, incluindo:

  • Educação
  • Emprego
  • Moradia
  • Terra
  • Saúde
  • Lazer

Complemento do enunciado:

Analise o texto acima e responda. Sobre qual mito fala o autor nesse excerto de texto?

Alternativas:

a. O mito da branquitude.

b. O mito da identidade.

c. O mito da democracia racial.

d. O mito da brasilidade.

e. O mito da malandragem.

Leia mais sobre mito da democracia racial em: https://brainly.com.br/tarefa/52394154

#SPJ4

Perguntas interessantes