Geografia, perguntado por notl4ry, 6 meses atrás

A principal atividade econômica no século XVI foi o cultivo do café, em grandes propriedades rurais e com força de trabalho escrava.II- A expansão e ocupação das áreas do interior no Brasil, se deu em decorrência da intensificação da pecuária e com a descoberta de jazidas de ouro e diamante, nos atuais estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.III- No século XVI, o açúcar era produzido nos engenhos e como era muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação.IV- O algodão, cultivado principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, passou a ser o principal produto agrícola brasileiro no século XIX.

A- Todas estão corretas.
B- I e II estão corretas;
C- II e III estão corretas.
D- III e IV estão corretas. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por jeff6270
0

Resposta:

letra C

Explicação:

II- As condições para o desenvolvimento da mineração no Brasil foram dadas pelo processo de desbravamento do interior da colônia operado pelas denominadas Entradas e bandeiras, que consistiam em expedições armadas que saíam da Capitania de São Paulo rumo ao sertão, com o objetivo de apresar índios, destruir quilombos e encontrar metais preciosos. No ano de 1696, uma dessas expedições conseguiu encontrar jazidas de ouro nas regiões montanhosas de Minas Gerais, onde teve início a ocupação do Vale do Ouro Preto.

A exploração do ouro em Minas desencadeou uma grande onda migratória de portugueses e de pessoas de outras regiões da colônia no século XVII. Cerca de 30 a 50 mil aventureiros vieram em direção às minas à procura de enriquecimento. A densidade populacional aumentou sobremaneira nessa região e aumentaria ainda mais com a presença dos escravos que, encarregados do trabalho braçal, passaram a compor a base da sociedade mineradora, como aponta o historiador Boris Fausto

III- A cana foi o primeiro produto de cultivo em larga escala na história agrícola do Brasil, implantada no país pelos portugueses no período colonial principalmente com o sistema de plantations na região Nordeste. Na época, o destino do cultivo era a produção de açúcar para a comercialização no mercado externo. Atualmente, além dessa mercadoria, a cana é destinada também para a produção de etanol, cuja importância econômica e política é cada vez mais acentuada no contexto geopolítico internacional dos combustíveis e da fontes de energia.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cana-de-açúcar ocupa no Brasil cerca de 10% de todas as áreas utilizadas pela agricultura e é responsável por pouco mais de 17% das exportações nacionais. Sua produção concentra-se em médias e grandes propriedades, principalmente nos estados da região Sudeste, além do litoral nordestino, Paraná e algumas localidades da região Centro-Oeste.

Perguntas interessantes