A Princesa Imperial Regente, em nome de sua Majestade o Imperador, o Senhor Dom Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembleia Geral decretou e Ela sancionou a lei seguinte: Art. 1º. - É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil." (COLEÇÃO DE LEIS - DAS LEIS DO IMPÉRIO DO BRASIL - IMPRENSA NACIONAL) Com relação à lei anterior, é correto afirmar que:
a) atendeu aos interesses dos fazendeiros de café do Vale do Paraíba e senhores de engenho do Nordeste.
b) a Lei Áurea solapou o poder econômico e político de setores da elite agrária que se vinculavam ao Império.
c) o mercado de trabalho absorveu esta mão-de-obra nas indústrias em expansão, carentes de trabalhadores.
d) se desvinculou das Leis do Ventre Livre e do Sexagenário, atrelando-se aos interesses da oligarquia monocultora.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B
Explicação:
Com relação à Lei Áurea, a alternativa correta é a letra B) a Lei Áurea solapou o poder econômico e político de setores da elite agrária que se vinculavam ao Império.
Na época, a elite agrária se vinculava fortemente ao Império, dependendo substancialmente do trabalho escravo para que pudesse obter poder econômico e político.
Com a Lei Áurea e a abolição da escravatura, fazendeiros e republicanos ficaram aflitos, pois esse fato dificultaria muito em sua economia e política. Eles teriam que inserir os salários, o que diminuiria seus lucros.
No período em que foi decretada a Lei Áurea, era debatido inclusive uma reforma agrária, que visava a repartição das terras brasileiras entre ex-escravos, mas grande parte do movimento republicano fechou com os latifundiários para que não houvesse alterações na propriedade rural. Assim sendo, mesmo com a Lei Áurea, os escravos não encontravam muitas possibilidades de se inserirem no novo Brasil. Assim sendo, muitos escravos continuaram trabalhando para fazendeiros e latifundiários de maneira desigual.
Veja mais sobre a Lei Áurea em:
https://brainly.com.br/tarefa/33697651