História, perguntado por Megad223, 1 ano atrás

a primeira vilã criada no colonial

Soluções para a tarefa

Respondido por elicelaluna
4

Até a vinda de Martim Afonso de Sousa, os únicos núcleos existentes na costa brasileira eram as feitorias, com alguma fortificação para enfrentar os ataques dos índios e dos estrangeiros. Nessas feitorias ficavam alguns portugueses, encarregados de acumular os produtos da terra, principalmente pau-brasil, depois transportados para Portugal.
Foi Américo Vespúcio, que veio na segunda expedição exploradora, de 1503, quem fundou, já em 1504, a primeira feitoria na costa brasileira: a de Cabo Frio, onde ficaram vinte e quatro homens. Nos anos seguintes outras feitorias foram fundadas, principalmente no Nordeste, pois o pau-brasil era aí mais abundante e de melhor qualidade.
Com a criação das capitanias hereditárias foram fundadas vilas no Brasil.A primeira fcitoria: fundada por Américo Vespúcio em Cabo Frio   (1504). A primeira vila: São Vicente, fundada por Martim Afonso   (1532). A fundação da vila de Santos: por Brás Cubas (1546). As vilas fundadas por Duarte Coelho: Olinda e Igaraçu. Rivalidade entre Recife e Olinda:  Guerra dos Mascates.

Outras vilas do século XVI: Porto Seguro (na capitania do mesmo nome) e Conceição   (na capitania de Itamaracá).



primeira cidade:  fundada por Tome de Sousa   (1549).
O nome São Salvador: erro na bula que nomeou o primeiro bispo.
segunda cidade: fundada por Estácio de Sá, entre os morros Pão de Açúcar e Cara de Cão (1.° de março de 1565), chamada São Sebastião do Rio de Janeiro.
As capitais do Brasil: Salvador até 1763, Rio de Janeiro (até 20 de abril de 1960)  e Brasília.

A última cidade fundada no século XVI: Filipéia de Nossa Senhora das Neves (atualmente João Pessoa)  fundada por Frutuoso Barbosa. 
Perguntas interessantes