Filosofia, perguntado por sabrinaconcursos2021, 6 meses atrás

A primeira unidade de seu material didático discute a definição da Filosofia e sua relevância à formação profissional, sendo nosso foco as/os assistentes sociais. Conforme destaca Mariano (2020, p. 33), ao abordar o debate acerca do conceito do que é a Filosofia:

“Filosofia” é uma palavra composta que vem da língua grega: philo e sophia. A primeira significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais, e a segunda quer dizer sabedoria (ABBAGNANO, 1982). Chauí (2015, p. 19) faz o seguinte comentário: “[...] filosofia significa amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber... filósofo é o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita”.

O autor expõe os cinco tipos de conhecimento humano presentes na sociedade atual, quais sejam: conhecimento mítico, conhecimento religioso, conhecimento filosófico, conhecimento científico e conhecimento senso comum (MARIANO, 2020). Conforme destacado no livro, trata-se de maneiras pelas quais o conhecimento é construído e também verificado no dia-a-dia, de modo que, por exemplo, o conhecimento do senso comum é aquele considerado popular, transmitido de geração em geração e que pode ou não ser adequado/correto, de modo que cabe à reflexão filosófica problematizar como alterar a percepção das pessoas sobre aspectos e opiniões erradas.



MARIANO, Rubem Almeida. Filosofia. Maringá/PR: Unicesumar, 2020.



Diante do exposto, considere a seguinte situação-problema:

Você trabalha como assistente social na Secretaria de Assistência Social do seu município e foi convidada por uma organização da sociedade civil (OSC - também chamada organização do Terceiro Setor) para oferecer uma palestra sobre enfrentamento à violência contra a mulher num determinado bairro, pois foi identificado que existem muitos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher e as vitímas, familiares, vizinhos e conhecidos não denunciam os agressores argumentando que "em briga de marido e mulher ninguém mete a colher".
Na condição de assistente social, você sabe que essa frase do senso comum está errada e os cidadãos precisam conhecer sobre leis, direitos, equipamentos e serviços públicos para atendimento das vítimas, conscientização da população e educação (e punição) aos agressores, então para preparar sua palestra precisará demonstrar que é preciso questionar "verdades" que parecem "naturais" analisando o cotidiano e oferecer informações à base da reflexão filosófica, indicando como alterar a percepção das pessoas sobre aspectos e opiniões erradas.



Nesta atividade de estudos você precisa organizar uma palestra, ou seja, demonstrar como devemos questionar certos comportamentos que não são adequados à vida em coletividade. Para tanto, produza um texto com até 2 laudas (páginas) como se estivesse preparando sua palestra.

Para a construção da atividade, leia o tópico "As características do pensamento filosófico" do seu material didático (livro), é um texto de 8 páginas que te dará parâmetros para construir seu argumento (MARIANO, 2020, p. 32-39).


alguém pode me ajudar por favor??

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
8

Em primeiro lugar, a assistente social deve buscar entender quais as situações ocorrem nesses espaços familiares.

Buscar entender sobre os casos, se existe um histórico de violência doméstica, se as relações com os vizinhos são de brigas violentas e como as crianças, filhas e filhos dessas pessoas estão inseridas nesse processo.

Entendendo este ponto, a assistente social poderá elencar medidas de apoio, apresentando dados sobre a violência doméstica, sobre como promover um ambiente pacífico com respeito e empatia e esclarecer as dúvidas dos moradores desses locais.

Perguntas interessantes