História, perguntado por biasath19, 7 meses atrás

A primeira sociedade criada pelo homem foi chamada de comunidade comunista, de caráter nômade, que se reuniram através do modo de produção primitivo (caça e pesca) e a distribuição igualitária de alimentos. Com o sedentarismo, as tribos passaram a organizar as classes conforme o modo de produção dos indivíduos (divisão do trabalho): as mulheres cuidavam da agricultura, as crianças e velhos se dedicavam ao artesanato e os homens mais fortes saiam para caçar. Os que tinham êxito na caça acumulavam mais alimentos que os outros. Com isso se estabeleceu a desigualdade económica e social entre os indivíduos. Esse tipo de analise foi aplicada pela (o):

a) Materialismo histórico de Karl Marx ao analisar a história, de acordo, com a produção material de cada sociedade e as estruturas baseado no modo de produção.

b) Primeira geração da escola dos Annales em que expõem o cotidiano social e econômico das sociedades primitivas.

c) Positivismo que pensa a sociedade primitiva como uma etapa da evolução humana.

d) Critica ao consumo e o forte individualismo que existem na atualidade, a partir da divisão do trabalho na sociedade primitiva.

Soluções para a tarefa

Respondido por santostiago08
1

Resposta:

O nomadismo é uma forma de vida que esteve presente nos grupos humanos, especialmente antes da Revolução Agrícola. É uma prática humana de grupos que, ao invés de viverem fixos em um só local, espalham-se pelo território à procura de alimento. Sua caminhada gira em torno dos recursos naturais disponíveis: quando estes se esgotavam, movia-se para outros locais. Entre 1 milhão de anos e 10 mil anos a humanidade viveu de forma nômade.  

Os nômades viviam da caça de animais e da coleta de frutos da natureza. Porém, ao longo do tempo, homens e mulheres foram desenvolvendo diferentes técnicas para suas atividades. Desta forma, se inicialmente caçavam pequenos animais, com o desenvolvimento de novas técnicas e utensílios passaram a caçar animais maiores, que auxiliavam na manutenção e sobrevivência do grupo.

Ao passo que os grupos foram tornando-se sedentários foram também se tornando dependentes do trabalho coletivo. Seriam, portanto, os nômades mais livres que os sedentários? Embora os grupos nômades não tenham criado um sistema complexo de relações de trabalho, suas vidas eram pautadas pelas condições climáticas, pelo ritmo e necessidades do grupo, pela incidência de animais, dentre tantas outras questões. A liberdade, portanto, era também bastante limitada.Há 10 mil anos iniciou-se a atividade agrícola, que se espalhou pelo mundo. A agricultura possibilitou a vida sedentária, o aumento populacional e o cultivo de alimentos que sustentavam um grupo durante todo o ano. A necessidade de cultivo fez com que se tornasse necessário o domínio dos rios e a construção de obras públicas, o que ocasionou em uma Revolução Urbana.    resumindo letra A

espero ter ajudado bons estudos


biasath19: obrigadaaaa :) ajudou muiito
santostiago08: denada
Perguntas interessantes