A Primeira República, também conhecida como República Velha ou República Oligárquica, teve como grandes características o clientelismo, o mandonismo e o coronelismo. Qual é o principal tema desta frase acima? *
Soluções para a tarefa
Coronelismo. Bem, vamos do começo.
Oligarquia = poucos no poder
- Política do Café com Leite -
SP e MG confabulavam para que sempre ganhasse quem eles apoiassem para privilegiar os interesses das oligarquias cafeeiras.
Tinha esse nome pois SP era grande produtor de café, e MG de leite. E também, diziam que sempre quando um paulistano estava no poder, um mineiro seria o próximo. Mas na prática, isso não era real, já que MG também era grande produtor de café, e sua economia estava mais ligada a este produto do que ao leite. O correto seria então "Política do café com café". E essa "substituição" e paulista por mineiro (e vice-versa) só ocorreu duas vezes em mais de 10 anos.
Mas enfim. Era possível que ganhasse sempre quem eles apoiassem, pela prática do coronelismo. Que consistia em: a maioria da população era rural, e morava e trabalhava nas terras das oligarquias. Na época, o voto era aberto, então os coronéis escolhiam em quem os "empregados" votariam. Isso resultava no voto do cabresto, que era o voto humilhado, o eleitor não tinha opção de escolha. E obviamente não desobedeceria ao coronel, pois se fizesse isso poderia ficar sem casa e sem trabalho, e os eleitores tinham suas famílias para cuidar.
Espero ter ajudado!