a primeira republica e crise da educação elitista
Soluções para a tarefa
Resposta:
educação elitista sofreu cinco importantes reformas na Primeira República: 1890, 1901, 1911, 1915 e 1925. As principais características do ensino secundário no período foram: Objetivos: preparar os estudantes para o ensino superior. Estrutura: curso único, com duração de quatro a sete anos; cursos
Resposta:
Os ideais republicanos - federação, democracia, convivência social, progresso econômico, independência cultural - viram-se frustrados no decorrer da Primeira República (começa em 1889, com a queda da monarquia, e a Constituição de 1891 instaura o governo representativo, federal e presidencial).
A frustração gerou a crise, que repercutiu no campo educacional e levou à Revolução de 1930, responsável por várias transformaçãoes educacionais.Princípios Educacionais
Vários princípios edcacionais foram intensamente discutidos no decorrer da Primeira República, tornando-se preceitos constitucionais a partir de 1934:
gratuidade e obrigatoriedade do ensino de 1º grau;
direito de todos à Educação;
liberdade de ensino;
obrigação do Estado e da Família no tocante à Educação;
ensino religioso de caráter
Quanto às competências educacionais, durante a Primeira República, continuou a dualidade de sistemas herdada do Ato Adicional de 1834 e consagrada na Constituição de 1891:
sistema federal: ensino das elites (secundário e superior);
sistemas estaduais: educação popular (primário e profissional).
Explicação: