A primeira lei de assistência médica e indenização para acidentes do trabalho surgiu em 1919. No ano de 1929, Heinrich realizava uma pesquisa que envolvia os acidentes de trabalho, na qual concluiu que apenas 9% deu origem a lesões pessoais. Ou seja, a partir dessa análise, ficou clara a importância do estudo das informações provenientes de acidentes do trabalho, com o intuito de acompanhar a realização da atividade pelos empregados.
Considerando esse contexto e o que diz respeito à evolução das normas regulamentadoras, avalie as afirmações abaixo.
I. Uma das vertentes da Segurança no Trabalho no Brasil desdobra-se em atividades internas, como no caso da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
II. No Brasil, só foi possível a organização das estatísticas de acidentes de trabalho com o estabelecimento de definições pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
III. O atendimento a acidentados tem um custo mais alto do que a prevenção dos mesmo, sendo que este foi um dos fatores que determinou a codificação de normas de segurança, envolvendo a prevenção de acidentes.
IV. A Portaria 393 adotou um sistema de grupos de trabalho tripartite, buscando um consenso nas regulamentações.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Considerando o texto e o que diz respeito às evolução das normas regulamentadoras, é correto o que se afirma em:
I – A segurança do trabalho possui uma vertente desdobrada em atividades internas, como é o caso da Comissão Interna de Proteção e Acidentes (CIPA), que atua dentro das empresas, com o fim de promover segurança e saúde aos trabalhadores. Trata-se de uma comissão formada por representantes dos empregados e dos empregadores, e depende essencialmente do comprometimento destes para que seja efetiva. A CIPA pode ser constituída por empresas privadas, públicas,órgãos da administração direta e indireta, associações, dentre outras.
III – Estudos já comprovaram que a cada real gasto a título de benefício previdenciário, são pagos quatro reais pela sociedade, com custos referentes à saúde, reabilitação profissional, gastos administrativos, dentre outros. Como o custo com a manutenção da saúde é muito inferior, houve uma necessidade de promover a segurança no trabalho para prevenção de acidentes.
IV – Segundo a portaria 393, de 09 de abril de 1996, “A metodologia de regulamentação na área de segurança e saúde no trabalho, atribuição da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - SSST, terá como princípio básico a adoção do sistema tripartite Paritário - Governo, Trabalhadores e Empregadores.”
É Incorreto o que se afirma em:
II – As estatísticas também são possíveis de ser conferidas pelos sistemas da Previdência Social, através da contagem dos benefícios concedidos em virtude de acidentes de trabalho.
Sendo assim, é correto o que se afirma em I, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I. Uma das vertentes da Segurança no Trabalho no Brasil desdobra-se em atividades internas, como no caso da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) - Correta
II. No Brasil, só foi possível a organização das estatísticas de acidentes de trabalho com o estabelecimento de definições pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). - Incorreta
III. O atendimento a acidentados tem um custo mais alto do que a prevenção dos mesmo, sendo que este foi um dos fatores que determinou a codificação de normas de segurança, envolvendo a prevenção de acidentes
Incorreto, realmente o custo de tratamento é mais alto que o da prevenção, mas não foi esta a motivação para criação das vertentes de segurança no trabalho.
IV. A Portaria 393 adotou um sistema de grupos de trabalho tripartite, buscando um consenso nas regulamentações.
Correto, o Sistema Tripartite Paritário envolve Governo, Trabalhadores e Empregadores.