História, perguntado por ConBranco, 1 ano atrás

A Primeira Guerra possui dois períodos bem definidos. Explique as características gerais da guerra de movimento e da guerra de trincheiras.

Soluções para a tarefa

Respondido por Kaylanne1031
1

Chamamos de “Guerra de Trincheiras” uma das fases da Primeira Guerra Mundial, maior conflito militar visto pela humanidade até a década de 30. No contexto da Primeira Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918, a ‘Guerra de Trincheiras” pode ser considerada uma fase do conflito, caracterizada por um situação militar específica e pela adoção de táticas no campo de batalha que mudaram o rumo do conflito e se eternizaram no imaginário da guerra.

A Primeira Guerra Mundial, iniciada em 1914 opunha duas grandes alianças entre potências que disputavam áreas de interesse, recursos econômicos, questões identitárias e imperialismos diversos. A Tríplice Aliança, formada principalmente pelo Império Alemão, Império Austro Húngaro e pelo Império Turco Otomano. No lado oposto, se uniram Reino Unido, França, Rússia, Sérvia e alguns outros países aliados a estes.

O primeiro momento da Guerra, que compreende o início do conflito, em 1914, até o início do ano de 1915, foi caracterizado pela movimentação das tropas no terreno, sucessivas invasões de territórios e combates em campo aberto. A postura agressiva principalmente dos alemães no front ocidental, atacando a França com toda força, mesclando unidades de cavalaria, que compreendia veículos e tropas montadas; peças móveis de artilharia, que poderiam mudar de posição de acordo com o andamento da batalha e infantaria que realizavam incursões mais rápidas em território inimigo, caracterizou essa primeira fase do conflito, que foi denominada “Guerra de Movimento”.

Porém, o grande número de baixas que as primeiras batalhas campais deixaram nos dois lados do conflito, a perda de recursos militares por causa dessa decisão pelo confronto direto e a necessidade de defender as posições conquistadas fizeram com que a atitude das tropas mudasse ao longo da guerra.

Na fase chamada de “Guerra de Posição” ou “Guerra de Trincheiras”, passaram a ser construídas as trincheiras, tática militar muito antiga que consiste em cavar extensas valas no chão, protegidas com arame farpado, onde as tropas eram colocadas e onde tinham uma posição privilegiada, podendo se defender de ataques, tanto aqueles que vinham da infantaria, pouco efetivos por causa da distância dos alvos quanto aqueles que vinham da artilharia, que se mostrava ineficiente pelo mesmo motivo; e onde tinham uma posição favorável para realizar ataques às linhas inimigas e tropas a pé que pudessem se aproximar.

Perguntas interessantes