História, perguntado por isabelemendonca27, 6 meses atrás

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito que envolveu grandes potências do Mundo, muitos fatores contribuíram para esse triste conflito, cite quais foram estes fatores?



me ajudaaaa​

Soluções para a tarefa

Respondido por 4545684261
1

Resposta:

O estopim foi o assassinato do herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro que arrastou as nações para a guerra por conta de tratados de amizade e defesa. Mas havia também outros fatores que levaram essa guerra a realmente acontecer como disputas imperialistas, nacionalismos, alianças militares e corrida armamentista.

Espero ter ajudado!Bons estudos!


isabelemendonca27: obrigado
Respondido por DaniMartinsRamos
1

Resposta:

Vários foram os fatores de eclosão da Primeira Guerra Mundial. Desde a década de 1870, um sentimento de nacionalismo estava se acirrando entre as principais potências europeias. A derrota da França para a rússia  , na Guerra Franco-Prussiana de 1870-1871, estimulou o revanchismo francês. Mas havia ainda outros conflitos decorrentes do nacionalismo. Na região dos Balcãs, por exemplo, vários grupos de distintas nacionalidades estavam sob o poder político de Impérios, como o Austro-Húngaro e o Turco-Otomano, criando hostilidades e projetando-se uniões nacionais, como a dos eslavos em torno da Sérvia.

A disputa por territórios coloniais na África e na Ásia pelas potências europeias estava relacionada à necessidade de manter territórios ricos em matérias-primas necessárias à grande indústria europeia. A Alemanha e os EUA começavam a desbancar a Inglaterra como única potência industrial do mundo. Para garantir as fontes de matérias-primas e os mercados consumidores dos produtos industriais houve uma corrida armamentista, que fortaleceu os exércitos e estimulou a produção de novos armamentos.

Politicamente houve uma série de alianças entre os países europeus nesse quadro de ameaças. Formaram-se a Tríplice Entente, entre Inglaterra, França e Rússia; e a Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália, aproximando-se posteriormente do Império Turco-Otomano.

A relação entre essas potências estava em seu ponto máximo de tensão quando em 28 de junho de 1914 o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, foi assassinado por um membro de uma organização sérvia em Sarajevo. Após o assassinato, o Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia. Frente a isso, a Rússia se colocou ao lado da Sérvia, em virtude do fato de sérvios e russos serem eslavos e também porque a Rússia tinha interesses na região dos Balcãs.

A partir daí o sistema de alianças entrou em funcionamento, com o envolvimento direto no conflito da Alemanha, França e Inglaterra. Tinha início a Primeira Guerra Mundial.

A Primeira Guerra pode ser dividida em duas fases: uma guerra de movimento, entre 1914 e 1915; e uma guerra de posição, ou guerra de trincheiras, entre 1915 e 1918.

Explicação:

Perguntas interessantes