“A Primeira Guerra Mundial envolveu todas as grandes potências, e, na verdade, todos os Estados europeus, com exceção da Espanha, os Países Baixos, os três países da Escandinávia e a Suíça. E mais: tropas do ultramar foram, muitas vezes pela primeira vez, enviadas para lutar e operar fora de suas regiões. Canadenses lutaram na França, australianos e neozelandeses forjaram a consciência nacional numa península do Egeu – ‘Gallipoli’ - tornou-se seu mito nacional – e, mais importante, os Estados Unidos rejeitaram a advertência de George Washington quanto a ‘complicações européias’ e mandaram seus soldados para lá, determinando assim a forma da história do século XX.”
(HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos. O breve século XX. 1914-1991. S. Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 31.)
Entre os reflexos da Primeira Guerra Mundial, destaca(m) - se:
A - maior equilíbrio entre produção e consumo, fruto das políticas liberais adotadas pelos Estados europeus;
B - controle permanente dos índices inflacionários, obtido pela crescente presença do Estado na economia;
C - supremacia européia, desenvolvimento da indústria bélica e divisão do mundo em áreas de influência econômica;
D - enfraquecimento do poder de pressão dos trabalhadores com a eliminação das leis sociais e da mediação do Estado;
E - declínio relativo da supremacia européia, ampliação da hegemonia dos EUA e desaparecimento do império austro-húngaro
me ajudemmm!!
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
acredito que seja a alternativa E)
Explicação:
As potências europeias foram enfraquecidas com a guerra e os Estados Unidos teve um significativo desenvolvimento econômico interno, com produções bélicas e, no fim da guerra, empréstimos feitos para ajudar a reconstruir os países europeus que ficaram devastados. E após declarado o fim do conflito, o Império Austro-Húngaro entrou em um colapso que levou a sua desestruturação.
Perguntas interessantes