A Primeira Guerra Mundial envolveu todas as grandes potências, e na verdade todos os Estados europeus, com exceção da Espanha, os Países Baixos, os três países da Escandinávia e a Suíça. [...] essa guerra, ao contrário das anteriores, tipicamente travadas em torno de objetivos específicos e limitados, travava-se por metas ilimitadas. [...] HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 31 e 37. Até o século XIX, as guerras eram travadas entre nações, por razões específicas, como a conquista de um território.
O texto de Hobsbawm aponta uma característica importante da Primeira Guerra Mundial. Explique qual é essa característica e por que ela mudou o conceito de guerra?
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
A Primeira Guerra Mundial teve uma característica diferente das outras, conforme exemplificado no texto, pois os objetivos não eram limitados a conquista de um determinado território, envolvendo muitas nações e tendo consequências econômicas que foram sentidas mundialmente.
Assim, agora as guerras não se restringiam a dois países, mas ao continente quase inteiro, ainda envolvendo países como Estados Unidos.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás