A PRIMEIRA GREVE DA HISTÓRIA
Durante o reinado de Ramsés II, período de maior abundância econômica, não ocorriam atrasos nos pagamentos de Deir al-Medina. Mas os reis que o sucederam passaram a atrasar cada vez mais – até que, no reinado de Ramsés III, eclodiu a greve. [...] os trabalhadores passavam fome, mas o Estado não pagava o que devia. [...]. Exigiam algo como os pagamentos atrasados, [...] melhoria nas condições de trabalho [...]. Os trabalhadores desceram o povoado em marcha até o templo funerário de Ramsés II e lá tomaram as oferendas que eram deixadas ao rei finado.
CINTRA, André. Como os operários do Egito Antigo fizeram a primeira greve da história. Disponível em: . Acesso em: 3 dez. 2018.
O historiador descreve um movimento dos trabalhadores no Egito Antigo, considerado como a primeira greve da história. No contexto do Egito Antigo
(A)
a divisão estamental da sociedade justificava a desigualdade entre o padrão de vida dos grupos sociais. Os trabalhadores eram os mais explorados, enquanto os faraós tinham prioridade no acesso a todo tipo de bem, mesmo após sua morte.
(B)
o faraó não poderia ser contestado em hipótese alguma, visto que era tido como uma divindade e, por isso, os demais grupos sociais prestaram-lhe completa obediência, sem grandes tensões sociais.
(C)
a unidade política e o poder do faraó sobre os demais estamentos não foram eficientes durante a história egípcia, como demonstra o exemplo da greve, ocasionando em um império frágil e sempre em contestação por seus súditos.
(D)
os conflitos sociais, como a greve descrita, foram recorrentes ao longo da história egípcia e impactaram profundamente as estruturas de poder faraônicas, tornando-se o principal fator de destruição do reino.
(E)
os conflitos sociais foram raros, pois a sociedade egípcia tinha mecanismos de mobilidade social. Com o passar do tempo, trabalhadores braçais poderiam se tornar membros da burocracia e da classe de sacerdotes, o que aliviava tensões sociais
Emillyys:
Vc conseguiu achar a resposta?
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta: N tenho ctz mas acho que é a A
Explicação: pq no egito antigo tinha muita desigualdade social
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
Fica evidente a existência de privilégio: enquanto os trabalhadores não recebiam salários e passavam fome, o faraó morto ainda recebia oferendas, as quais foram saqueadas pelos trabalhadores em protesto.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás