Português, perguntado por taay8, 1 ano atrás

a primeira estrofe desse poema é bastante difícil de entender.veja o que a escritora Lygia Fagundes Telles disse a esse respeito quando tomou contato com o poema na juventude:
não saber o que era "o tal de Lácio"impossibilitou a compreensão do poema pela menita -escritora?justifique


alineonline: que poema?
taay8: samba-enredo
alineonline: e o autor?
taay8: olavo bilac
alineonline: Não encontrei nenhum poema de olavo bilac com esse nome.
alineonline: como começa o poema?
taay8: so er sobre a lingua portuguesa
taay8: ultima flor do Lácio inculta e bela es a um tempo,esplendor e sepultura

Soluções para a tarefa

Respondido por alineonline
26
O poema é Língua Portuguesa. Dá pra entender que em "flor do Lácio", Lácio é um lugar. O problema é que a estrofe tem antítese pesada (esplendor e sepultura), adjetivos obscuros (ouro nativo, bruta mina) e substantivos mais obscuros ainda (ganga, vela). O Lácio é o menor dos problemas!

taay8: obg
alineonline: De nada :)
Respondido por Liziamarcia
29
Este texto foi escrito por Lígia Fagundes Teles,chama-se " A língua Portuguesa " . Ela conta que ao ler um poema de Olavo Bilac (língua portuguesa extraído do livro Poesias)ele diz que nossa língua , " era a última flor do Lácio ( uma região da Itália )que se falava o latim de onde o português se derivou ; dizia que nossa língua era Inculta ; era bela (esplendor) mas estava na sepultura ( morrendo) a língua era ouro na matéria inútil ( ganga) . Lígia se revolta e como ela queria ser escritora acha que um escritor NÃO deve renegar sua língua Natal e se você for um bom escritor ,não importa é ela é caracterizada como língua inculta .

Liziamarcia: Eu li antes o poema A língua Portuguesa de Olavo Bilac e li também o texto de Lígia ,onde ela dialoga com o pai sobre a nossa língua portuguesa .
Liziamarcia: espero que ajude !
taay8: obgd flor
Liziamarcia: De nada
Liziamarcia: Obrigada pela Melhor Resposta ! Valeu querida !
Perguntas interessantes