ENEM, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

A primeira conferência a tratar sobre o meio ambiente ocorreu em Estocolmo – no início da década de 70. Dez anos depois, em junho de 1992, acontecia no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), mais conhecida como Eco-92 ou Rio-92. Cujo objetivo era construir acordos internacionais com o intuito de mensurar as ações do homem na natureza. Portanto, no que tange a sua magnitude, o evento trouxe à tona o conceito de desenvolvimento sustentável, e durante seu acontecimento, foram aprovados cinco documentos oficiais, e desde então, iniciou-se um ciclo de conferências sobre o desenvolvimento e meio ambiente. CHATALOV, Renata C. de Souza; MATOS, Natália C. da Silva. Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2019. Com base nestas informações, analise as asserções a seguir: I. A Rio+20 foi muito mais que uma versão continuada de outra conferência sobre o meio ambiente; ela foi, de longe, a responsável pela definição de uma agenda sobre desenvolvimento sustentável que viria a permear as próximas décadas. PORQUE II. O principal objetivo da Rio+20, se não o único, foi dar sequência ao que fora discutido na Rio-92, ou seja, unicamente tratar das práticas socio sustentáveis e o agravamento das atividades industriais para o aquecimento global. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por joehungria42
7

Resposta:

A  resposta é a alternativa I. As duas asserções estão corretas e uma reforça a outra.

Explicação:

Na Rio + 20 os líderes fizeram um balanço de tudo o que fora feito nos últimos 20 anos, reforçando o compromisso mundial com a Sustentabilidade; avaliaram as lacunas ainda existentes na execução dos acordos internacionais; abordaram os novos desafios emergentes e discutiram novas formas de recuperar os estragos feitos no planeta, sem deixar de progredir.

Uma das grandes discussões da conferência será sobre o papel de uma instância global que seja capaz de unir as metas de preservação do meio ambiente com as necessidades contínuas de progresso econômico, ou seja, progresso sem agressão ao Meio Ambiente. Segundo o embaixador André do Lago, diretor do departamento de meio ambiente do Ministério das Relações Exteriores, e negociador-chefe do Brasil na Rio+20, “A questão institucional da conferência será a revisão do mandato do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), mas não exatamente a criação de uma organização mundial de meio ambiente, uma proposta dos europeus que o Brasil acha que não resolve os dilemas atuais. A proposta inicial europeia deturpa o conceito de desenvolvimento sustentável, é um retrocesso a 1972, ano da Conferência de Estocolmo, quando a preocupação deles era o fim dos recursos naturais”.

Respondido por valdenisb
1

Resposta:

Alternativa I

Explicação:

Perguntas interessantes