A primeira célula provavelmente passou a existir quando uma membrana se formou, envolvendo um pequeno volume de solução aquosa e separando-a do resto do universo. Membranas definem os limites externos das células e controlam o tráfego molecular por esses limites. Além disso, as membranas biológicas dividem células em compartimentos separados, organizam sequências de reações complexas e atuam na recepção de sinal e de transformação de energia. Por meio de vários estudos, concluiu-se que as membranas biológicas compartilham algumas propriedades fundamentais e levou ao desenvolvimento do modelo do mosaico fluido para descrever a estrutura das membranas biológicas. Devido a importância das membranas biológicas para as células, é fundamental conhecermos e compreendermos sua composição química e estrutural. Sendo assim, descreva sucintamente a estrutura e a composição química das membranas biológicas, representada pelo modelo de
Soluções para a tarefa
A membrana plasmática é uma bicamada que reveste e está presente em todas as células (procarionte e eucarionte), ao qual, controla o que entra e saí da célula.
Ela é constituída por uma bicamada de fosfolipídios, onde apresentam uma parte hidrofóbica, isto é, não tem contato com a água e é constituída por ácidos graxos. Já a outra parte é hidrofílica, ou seja, tem afinidade pela água e se encontra o glicerol e um grupo fosfato.
Além disso, na membrana plasmática, também se encontra as proteínas, ao qual, podem ser dividas em transmembranas (atravessam a bicamada lipídica) e periféricas (encontram-se em um lado da membrana plasmática). Elas apresentam a função de transportar substâncias e comunicação entre as células.
Já os carboidratos estão presentes na parte externa e associam-se as proteínas ou nos lipídeos. Ele tem a finalidade de servir como marcador, ou seja, uma forma das células reconhecerem as outras. Outro componente é o colesterol, que se encontra entre as caudas hidrofóbicas da membrana. A sua função é contribuir com a fluidez da membrana.
✅ Portanto, pode-se concluir, que a membrana plasmática é constituída basicamente por fosfolipídios, colesterol, proteínas e carboidratos.
Acesse mais conteúdos em:
- ☞ brainly.com.br/tarefa/4476722
- ☞ brainly.com.br/tarefa/20536585
Espero ter ajudado!
A estrutura das membranas plasmáticas é formada por uma bicamada lipídica, enquanto sua composição química é formada por colesterol, proteínas transmembranas e fosfolipídios.
Estrutura e Composição das Membranas Plasmáticas
Membranas plasmáticas são essenciais para o controle das substâncias que adentram as células, processo representado como permeabilidade seletiva, que se dá através da composição química.
Esta membrana é formada por uma bicamada lipídica, espaçada por moléculas de colesterol, que realizam o controle específico de entrada e saída. Além disso, existem proteínas transmembrana, responsáveis pela internalização de substâncias maiores ou com carga.
Mais sobre membrana plasmática: brainly.com.br/tarefa/38910984
#SPJ3