a prevenção ao uso de drogas
Soluções para a tarefa
Resposta:Todo usuário e principalmente sua família têm arcado com as consequências decorrentes desse tipo de busca de prazer. Pela disposição de querer ajudar outras pessoas, parte da sociedade procura caminhos para prevenir o maior mal evitável deste final de milênio.
Para o desenvolvimento de ações preventivas é necessário firmar bases objetivas e fundamentação para propostas de políticas que ofereçam espaços reais para um programa, relacionando-o sempre com o bem-estar e o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.
Como lembra o Centro de Estudos do IMESC (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo), as ações preventivas têm como objetivos:
• Sensibilizar e capacitar os recursos humanos das instituições e grupos sociais envolvidos em programas de forma sistemática e contínua;
• Mobilizar a comunidade para as ações de prevenção;
• Desenvolver o processo de comunicação social.
Ainda de acordo com o IMESC, os níveis de intervenção e as ações preventivas são classificadas em: específicas e inespecíficas.
As ações específicas estão voltadas para a transmissão de informações, servindo de base para a criação de atitudes, valores e consolidação de comportamento. Embora sejam indispensáveis para a fundamentação e prática de qualquer ação preventiva, a informação por si só não garante o êxito de um programa de prevenção: além da informação não conseguir prevenir nenhum comportamento pode, inclusive, ser contraproducente. Portanto, deve-se ter muito cuidado em contextualizar e buscar a maior objetividade possível quando da utilização de ações específicas, eximindo-se de posições extremistas
Explicação: