A pressão atmosférica em São Paulo é maior que em Santos.
A pressão atmosférica em Brasília é maior que em Santos.
A pressão atmosférica em São Paulo é menor que em Brasília.
A pressão atmosférica em Santos e maior que em Brasília.
Soluções para a tarefa
A pressão atmosférica depende da altitude do lugar onde ela é medida. Por quê? Porque ela é o resultado da coluna de ar que existe acima daquele lugar. Quanto mais alto você estive, menos ar vai ter entre você e o espaço (onde não tem ar algum). Menos ar significa menos peso. Menos peso em cima de você significa menos pressão. É como se a atmosfera fosse um edredom de ar . Quanto mais alto você estiver, menos fino (mais leve) este edredom. E vice-versa. Quanto mais baixo, maior a pressão. Os lugares mais baixos, portanto onde a pressão atmosférica é maior, estão no nível do mar.
Assim:
"A pressão atmosférica em São Paulo é maior que em Santos."
Esta afirmação é FALSA porque São Paulo está a uns 760 m acima do nível do mar. E Santos, todos nós sabemos, é uma cidade litorânea. Está no nível do mar. Altitude perto de zero. Logo, a pressão atmosférica em Santos é maior que em São Paulo.
"A pressão atmosférica em Brasília é maior que em Santos."
FALSA também, pelo menos motivo da questão anterior.
"A pressão atmosférica em São Paulo é menor que em Brasília."
Bem... Aí a gente tem que saber quem está mais alto que quem. Procurando na Wikipedia descobri que Brasília fica no planalto (=plano alto) central brasileiro e que a sua altitude é 1171 m. Portanto, Brasília é mais alta que São Paulo e sua pressão atmosférica é menor que a paulistana. A de São Paulo é maior. Logo, afirmação FALSA.
"A pressão atmosférica em Santos é maior que em Brasília."
VERDADEIRA
Espero ter ajudado!
Abração.
;-)
/* THE END */