A presença do farmacêutico no sistema de atenção em saúde é de extrema importância. Os farmacêuticos contribuem para que os pacientes tenham acesso a medicamentos de qualidade, promovem o uso correto e racional de medicamentos e colaboram para o sucesso do tratamento terapêutico de cada paciente.
Em um município de Minas Gerais, um grupo de farmacêuticos integrou equipes de Estratégia à Saúde da Família. Nessas equipes, os farmacêuticos acompanharam pacientes que apresentavam doenças crônicas como hipertensão, diabetes melito tipo II e dislipidemia. Eles desenvolveram diversas atividades junto a essa comunidade.
Após algum tempo, os farmacêuticos avaliaram os resultados que essas ações tiveram sobre o tratamento terapêutico e o quadro clínico dos pacientes. Os resultados estão expostos no quadro a seguir.
Problemas de saúde Antes da atuação do farmacêutico Após a atuação do farmacêutico
Hipertensão arterial 52% de controle 90% de controle
Diabetes melito tipo 2 34% de controle 72% de controle
Dislipidemia 46% de controle 90% de controle
De acordo com o que foi apresentado, imagine que você faça parte dessa equipe de farmacêuticos e responda:
a) Defina em que nível de atenção em saúde esse grupo atuou e liste algumas das responsabilidades dos farmcêuticos nesse nível de atenção.
b) Indique, pelo menos, 5 atividades que você realizaria nesse nível de atenção em saúde para atingir os resultados positivos mostrados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) A estratégia de saúde da família faz parte da atenção básica em saúde, ou seja, constitui o nível primário de atenção. A equipe de estratégia da saúde da família desenvolve ações preventivas, curativas e de atenção, de acordo com o diagnóstico situacional, tendo como focos a família e a comunidade.
b) Na atenção básica, o farmacêutico desempenha várias atividades que contribuem para o acesso dos pacientes aos medicamentos e também para o uso correto deles e o sucesso da farmacoterapia.
Como farmacêutico, você poderia realizar as seguintes atividades:
• Acompanhamento da farmacoterapia dos pacientes: dentro dessa prática, você acompanharia os efeitos do tratamento terapêutico sobre o paciente. Você também poderia elaborar guias com informações sobre a eficácia e a segurança de cada medicamento;
• Elaboração de materiais de apoio: você pode criar materiais como cartilhas que guiem os pacientes quanto ao uso dos medicamentos. Elas podem trazer, por exemplo, informações referentes ao horário de administração de cada medicamento.
• Educação em saúde: é importante a interação com os pacientes para que eles possam expor seus problemas em relação ao uso de seus medicamentos. Nessas reuniões, os farmacêuticos podem destacar pontos como a importância do cuidado com a saúde, os riscos e as consequências de um tratamento inadequado e as vantagens de um tratamento terapêutico correto para redução das complicações nos seus quadros clínicos. O objetivo é fazer com que o paciente se sinta responsável pela sua própria saúde;
• Educação permanente: os farmacêuticos podem oferecer oficinas aos agentes comunitários de saúde. As oficinas podem debater os problemas relacionados ao acesso e ao uso de medicamentos da comunidade assistida.
• Outras atividades: como farmacêutico, você pode realizar o rastreamento em saúde, a dispensação e a conciliação de medicamentos. Além disso, você tem um papel bastante importante em relação ao abastecimento do serviço de saúde com os medicamentos essenciais e com a qualidade deles. Você deve assegurar que todos os pacientes tenham acesso aos seus medicamentos e que eles sejam adquiridos de empresas idôneas e sejam armazenados corretamente.
Explicação:
.....