A presença de sardas é determinada por um alelo dominante (A) e sua ausência, por um alelo recessivo (a). O fato de um alelo ser dominante não significa que ele é encontrado em maior frequência na população. Significa apenas que seu fenótipo se manifesta tanto no homozigoto como no heterozigoto. No heredograma abaixo, os indivíduos assinalados em negro possuem sardas (característica dominante). Quais são os indivíduos heterozigotos?
Soluções para a tarefa
Gene A - presença de sardas (dominante) - genótipos: AA ou Aa
Gene a - ausência de sardas (recessivo) - genótipo: aa
Observe que, no casal, ele tem sardas (A_) e ela não (aa). O filho mais velho e a filha mais nova têm sardas, sendo que herdaram o gene A do pai e, da mãe, um gene a; portanto, esses filhos são heterozigotos.
Como os dois filhos do meio não têm sardas (são aa), eles receberam um gene a da mãe e, o outro, do pai (que, portanto, é heterozigoto).
Então: Pai = Aa e Mãe = aa
Filho 1 = Aa; filho 2 = aa; filha 3 = aa e filha 4 = Aa
Espero ter ajudado.
I:1, II:2 E 11: 3 são homozigotos recessivos (aa). Se o individuo I:1 fosse homozigoto dominante (aa), ele não poderia ter filhos sem sardas, já que seus filhos seriam aa ou Aa logo ele é heterozigoto Aa. Como os indivíduos II:1 E II:4 possuem sardas, eles herdaram o alelo dominante A do pai. Mas, como sua mãe não possui sardas, eles herdaram um alelo recessivo dela; logo também são heterozigotos Aa. Então podemos dizer que apenas os indivíduos I:1, II:1 e II:4 são heterozigotos.