Português, perguntado por Eva182, 1 ano atrás

a presença de carboidrato na membrana celulares define uma função especifica Qual é essa função​

Soluções para a tarefa

Respondido por anaclaramoveis2
4

Introdução

Cada célula do seu corpo é delimitada por uma bolha minúscula de membrana. Essa membrana tem a consistência semelhante ao... óleo de salada^1  

1

start superscript, 1, end superscript. A primeira vez que li sobre esse fato, não achei muito tranquilizador! O óleo de salada parece ser uma barreira muito frágil para se colocar entre uma célula e o resto do mundo. Felizmente, a membrana plasmática se mostra muito adaptada para o seu trabalho, com a textura de óleo de salada e tudo mais.

Qual é exatamente a sua função? A membrana plasmática não define apenas as bordas da célula, mas também permite que a célula interaja com seu ambiente de forma controlada. As células devem ser capazes de excluir, absorver e excretar diferentes substâncias, cada uma em quantidades específicas. Além disso, devem ser capazes de se comunicar com outras células, identificando-se e compartilhando informações.

Para executar essas funções, a membrana plasmática precisa de lipídios, que formam uma barreira semipermeável entre a célula e seu ambiente. Ela também precisa de proteínas, que estão envolvidas no transporte através da membrana e na comunicação celular, e carboidratos (açúcares e cadeias de açúcar), que enfeitam as proteínas e os lipídios e ajudam as células a reconhecerem umas às outras.

Aqui, iremos observar os diferentes componentes da membrana plasmática, analisando seus papéis, sua diversidade, e como eles trabalham juntos para fazer uma barreira flexível, sensível e segura em torno da célula.

Modelo do mosaico fluido

O modelo da estrutura da membrana plasmática aceito atualmente, chamado de modelo mosaico fluido, foi proposto pela primeira vez em 1972. Este modelo tem evoluído ao longo do tempo, mas ainda fornece uma boa descrição básica da estrutura e comportamento das membranas em muitas células.

De acordo com o modelo de mosaico fluido, a membrana plasmática é um mosaico de componentes — principalmente de fosfolipídios, colesterol e proteínas — que se movem livremente e com fluidez no plano da membrana. Ou seja, um diagrama da membrana (como o do abaixo) é apenas um instantâneo de um processo dinâmico em que os fosfolipídios e as proteínas estão continuamente deslizando uns entre os outros.

Curiosamente, esta fluidez significa que se você inserir uma agulha muito fina em uma célula, a membrana irá simplesmente fluir ao redor da agulha; e, uma vez que a agulha é removida, a membrana irá se reconstituir sem qualquer problema.


Eva182: Obrigada por me ajudar
anaclaramoveis2: de nada
Perguntas interessantes