A presença de canaviais no Brasil é tema de importantes debates sobre as relações comerciais e as condições de trabalho que, historicamente, vincularam-se a essa prática e à sua expansão pelo meio rural brasileiro. Diante disso, é INCORRETO afirmar que:
a produção açucareira ganhou incentivo estatal nas últimas décadas e ocupou extensivamente a paisagem rural no País. A indicação, fortemente positivada, do etanol como biocombustível procura amenizar aspectos questionáveis que envolvem seu processo produtivo.
a produção açucareira no "Brasil Colonial" sugeria um universo rentável e um mercado internacional em expansão, utilizando como principal mão de obra o trabalho escravo. A alta exploração do trabalho nessa atividade promovia tensões que envolviam o controle dos escravos.
a movimentação de trabalhadores em direção às regiões do País com maior empregabilidade em canaviais e usinas, na atualidade, aponta a força desse setor na economia e, também, as desigualdades e pressões sociais que motivam a decisão por esse trabalho.
a produção nos engenhos no "Brasil Colonial" enfrentou certas instabilidades, relacionadas à fragilidade de acordos financeiros e comerciais, bem como à concorrência com os holandeses.
o debate recente sobre a atuação da agroindústria canavieira, no que diz respeito ao estabelecimento de colheita mecanizada e fiscalização das condições de trabalho, indica que houve superação dos problemas ambientais e da negligência relacionada aos direitos trabalhistas no setor.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Letra E
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás