A presença da História nos currículos ou programas escolares a partir do século XIX, conforme demonstram vários estudos no Brasil e em vários outros países que tratam da história das disciplinas, está relacionada ao papel pedagógico da escola na constituição de uma identidade nacional. Uma identidade nacional moldada em torno do Estado-nação criada por setores sociais que dominaram, entre nós, o poder político e econômico a partir de 1822.
Sobre as finalidades do ensino escolar de história no século XIX, é correto considerar:
Alternativas:
a)
contribui para a constituição de uma identidade nacional moldada sob a ótica eurocêntrica
b)
promove a cidadania plena à população afrodescendente
c)
construí uma unidade cultural com os países vizinhos do Cone Sul
d)
institui a obrigatoriedade do ensino público universal
e)
valoriza a cultura dos povos originários
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1) A presença da História nos currículos ou programas escolares a partir do século XIX, conforme demonstram vários estudos no Brasil e em vários outros países que tratam da história das disciplinas, está relacionada ao papel pedagógico da escola na constituição de uma identidade nacional. Uma identidade nacional moldada em torno do Estado-nação criada por setores sociais que dominaram, entre nós, o poder político e econômico a partir de 1822.
Sobre as finalidades do ensino escolar de história no século XIX, é correto considerar:
Resposta : a)contribui para a constituição de uma identidade nacional moldada sob a ótica eurocêntrica
2) A história social e cultural que serve de apoio a essa nova fase do ensino escolar possibilita problematizar as identidades múltiplas. Para além da identidade nacional, existe uma preocupação em identificar o sentido mais amplo dos pertencimentos, sejam de classe, étnicos, de gênero, religiosos, assim como regionais. Essa perspectiva coloca novos problemas para o ensino de História, notadamente no que se refere na definição de conteúdos. Este problema, entretanto, é importante frisar, não se coloca apenas para o caso brasileiro, mas para o conjunto de países latino-americanos conforme apontam algumas análises sobre a história da disciplina.
Resposta : b) a Escola dos Annales
3) O subdimensionamento dos efeitos das desigualdades étnico-raciais embota o fomento de ações de combate ao racismo na sociedade brasileira, visto que difunde a explicação da existência de igualdade de condições sociais para todas as pessoas. Sistematicamente, a sociedade brasileira tende a fazer, ainda hoje, vistas grossas aos muitos casos que tomam o espaço da mídia nacional, mostrando o quanto ainda é preciso lutar para que todos e todas recebam uma educação igualitária, que possibilite desenvolvimento intelectual e emocional, independentemente do pertencimento étnico-racial do/a aluno/a.
Sobre as leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que introduziram, respectivamente, a História da África e das culturas afro-brasileiras e a História dos indígenas e dos povos originários nas escolas de Ensino Básico, é possível afirmar:
Resposta : a) Trata-se de um esforço de superação da influência eurocêntrica dos currículos
4)
A estrutura e o funcionamento da educação básica apoiam-se numa estrutura definida pela legislação. De início, portanto, é necessário obter um conhecimento sobre noções básicas de legislação para entender esse funcionamento. O tema é de fundamental importância para você, futuro professor, pois a estrutura e o funcionamento da educação básica representam o “pano de fundo” de toda a sua atuação profissional no futuro. Há assuntos correlatos que permeiam o tema. Por isso, aqui e ali será necessário recorrermos a eles, com o intuito de esclarecer essa questão de tão grande importância para a sua formação.
O sistema educacional brasileiro é dividido em Educação Básica e Ensino Superior. A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino. Assinale a alternativa que apresente corretamente essas etapas e modalidades.
Resposta : A) Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.
Corrigido pelo AVA 22/03/22 13:24
A visão de ensino de história priorizava a história registrada nos documentos oficiais, a qual pertencia aos grupos dominantes. Assim, instaurou-se no século XIX uma visão dominante e eurocêntrica da história, esta também refletiu nos currículos acadêmicos e escolares. Assim, a alternativa adequada é a A.
Estudos históricos: século XIX e XX
O debate acadêmico do século XX trouxe uma nova perspectiva de abordagem dos documentos históricos e o documento oficial (registro escrito) passou a ser questionado como a única forma de oficialidade na historiografia.
Continue estudando sobre História em: brainly.com.br/tarefa/19457881