"A presença da educação especial nas escolas indígenas é fato recente. Nos dois últimos anos, foram criadas quatro Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) nas sete escolas indígenas existentes nas aldeias de Dourados, MS. Nas escolas visitadas, das quatro professoras que atuam em SRMs, duas são indígenas não falantes da língua indígena (P1 e P2). Em relação ao espaço e número de alunos, a escola 1 possui aproximadamente 1. 082 alunos, contando com 33 professores. Dispõe de uma sala de recurso multifuncional, criada em 2010, num espaço pequeno e pouco arejado. Atende a 9 alunos com deficiência. Na escola 2, estudam 592 alunos e trabalham 27 professores. Há uma pequena sala de recurso criada em 2011 num espaço da secretaria e com 5 alunos atendidos. A escola 3 tem aproximadamente 837 alunos e 37 professores, contando com uma sala de recurso criada em fevereiro de 2011 e atende a 11 alunos. A escola 4 atende a 639 alunos e possui 24 professores. Dispõe de uma sala de recursos improvisada, criada em março de 2012 num espaço da biblioteca, atendendo a 12 alunos com deficiência. No total, são atendidos 37 alunos, a maioria não possui laudos e está aguardando uma consulta médica especializada (COSTA DE SOUSA, 2013, p. 64-71 apud SILVA; BRUNO, 2013, p. 1287)". O texto mostra a modificação do tratamento das pessoas com deficiência nas tribos indígenas brasileiras situadas no município de Dourados – MS. Embora algumas tribos ainda realizem a prática do infanticídio, nota-se que outras modificaram os valores e as respectivas práticas de tratamento em relação às pessoas com deficiência. Essa mudança de valores de algumas tribos indígenas brasileira pode ser identificada, ao longo do processo histórico, em quais períodos? Assinale a alternativa correta Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Em relação ao infanticídio e a mudança de valores de algumas tribos indígenas brasileira, durante o processo histórico, ela esteve presente na Antiguidade e atualmente na Idade Contemporânea, existe a luta pela inclusão das pessoas com deficiência, visando eliminar qualquer prática segregadora com esse público-alvo. Portanto, alternativa E.
Infanticídio indígena
O infanticídio indígena é um ato cultural que acontece em algumas tribos indígenas, no Brasil. Essa ação na verdade é, o homicídio ou abandono de crianças, por portarem alguma deficiência, seja ela, física ou mental, ou por nascerem gêmeos, ou serem filhos de mães solteiras, ou seja, para eles, isso é necessário para a preservação cultural da etnia.
Cada grupo de indígenas brasileiros possuem suas próprias práticas, costumes e visão sobre a vida e a morte. Esse conflito de valores cria debates, pois essas práticas vão contra os direitos humanos, ou seja, os direitos da dignidade da pessoa humana.
Complemento da questão:
a. A prática do infanticídio foi destacada na Pré-História e abolida integralmente durante a Idade Moderna, com a hierarquização da sociedade.
b. Com a difusão do Cristianismo, durante a Idade Média, houve redução do infanticídio de pessoas com deficiência, pois se tratavam de pessoas abençoadas pelos deuses.
c. A Idade Média apresentava práticas inclusivas das pessoas com deficiência, em contraste às práticas estabelecidas durante a Antiguidade.
d. A Idade Contemporânea ainda registra dados de infanticídio das pessoas com deficiência, ao contrário dos registros identificados pela organização social presente na Idade Moderna.
e. O infanticídio esteve presente na Antiguidade e atualmente, na Idade Contemporânea, existe a luta pela inclusão das pessoas com deficiência, visando eliminar qualquer prática segregadora com esse público-alvo.
Entenda mais sobre cultura indígena aqui: https://brainly.com.br/tarefa/44225833
#SPJ4
Resposta:
O infanticídio esteve presente na Antiguidade e atualmente, na Idade Contemporânea, existe a luta pela inclusão das pessoas com deficiência, visando eliminar qualquer prática segregadora com esse público-alvo.
Explicação: CORRIGIDO PELO AVA
*RESPOSTA CORRETA PELO AVA *