A presença da crase muda o significado do verbo nas duas frases abaixo?
I) Foi a liquidação do ano.
II) Foi à liquidação do ano.
a) Não. O significado de ambas as frases é igual: Houve apenas uma liquidação durante o ano.
b) Sim. Em (I) tem-se a ideia de que a liquidação vendeu muito, foi a melhor do ano. Em (II) a pessoa de quem se fala esteve presente na liquidação.
c) Sim. Em (I) tem-se a ideia de que houve mais de uma liquidação durante o ano. Em (II) tem-se a ideia de que houve apenas uma liquidação durante o ano.
d) Não. Em ambas as frases é possível construir o mesmo sentido: Alguém esteve presente na melhor liquidação do ano.
e) Não. Em ambas as frases é possível construir o sentido de que durante a liquidação realizada em determinado ano, muita mercadoria foi vendida.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
alternativa b), pois, a primeira frase quer dizer que vendeu-se muito na liquidação, por exemplo, "Juliana, essa foi A liquidação do ano!".
Já a segunda frase, quer dizer que alguém esteve presente nessa liquidação, ex "Juliana foi à liquidação do ano", esteve presente, compareceu.
Respondido por
4
b)
Sim. Em (I) tem-se a ideia de que a liquidação vendeu muito, foi a melhor do ano. Em (II) a pessoa de quem se fala esteve presente na liquidação.
RESPOSTA CORRETA
Na frase (I) a ausência da crase confere ao verbo a categoria de verbo de ligação, e na 2ª a presença da crase confere ao verbo a categoria de verbo intransitivo, acompanhado de um elemento circunstancial. Logo, a alteração na regência do verbo fez com que ele assumisse sentidos diferentes nos contextos.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás