A presença da água pode influenciar a mobilidade de outras moléculas? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A água é especial por ser a única substância encontrada nos três estados (sólido, líquido e gasoso) às temperaturas normalmente encontradas no nosso planeta. A água congela a 0°C e ferve a 100°C (ao nível do mar). A água é também incomum já que a sua forma sólida, o gelo, é menos denso que a forma líquida. É por esta razão que o gelo flutua.
A água é denominada por "solvente universal" porque dissolve mais substâncias que qualquer outro líquido. Isto significa que onde quer que a água se desloque, através do solo ou através de nossos corpos, leva consigo produtos químicos, minerais e nutrientes.
A água pura (sem substâncias dissolvidas) tem um pH de 7, não sendo ácida (pH>7) nem básica (pH<7).
As moléculas de água são altamente coesas devido às pontes de hidrogénio, tendo uma grande capacidade para permanecer unidas, resistindo à separação. A água é o mais coeso dos líquidos não-metálicos.
A água pura, que não se encontra na natureza, não conduz a eletricidade (a condutividade é igual a 0). A água torna-se condutora quando começa a dissolver substâncias com as quais contacta.
A água tem um alto calor específico, absorvendo muito calor antes de começar a aquecer. É por isso que a água é valiosa como refrigerante para as indústrias e radiadores dos automóveis. O elevado índice de calor específico de água também ajuda a regular as variações da temperatura do ar, razão que justifica a mudança gradual de temperatura entre estações do ano, especialmente na proximidade do mar.
A água tem uma tensão superficial muito elevada. Por outras palavras, a água é aderente e elástica, tendendo a aglutinar-se em gotas em vez de se espalhar numa película fina. A tensão superficial é responsável pela ação capilar, que permite à água (e substâncias nela dissolvidas) percorrer as raízes das plantas e os pequenos vasos sanguíneos dos nossos corpos.
A densidade da água faz com que o som se mova a longas distâncias através dela (como o sabem as baleias!). Na água do mar a 30° C, o som propaga-se a uma velocidade de 1,545 metros por segundo.
A pressão atmosférica afeta o ponto de ebulição da água. Quanto maior a altitude, menor será a pressão atmosférica e menor será o ponto de ebulição da água. Por esta razão, é mais demorado ferver um ovo na serra da Estrela que na praia. A água ferve a 100°C ao nível da água do mar, enquanto a 1600 m ferve a 95 ° C.