A preocupação com o sofrimento psicológico no trabalho tem sido objeto de estudo da Psicopatologia do Trabalho e serve de estímulo para os gestores, psicólogos e trabalhadores das organizações. Entre os autores que tratam dessa temática destaca-se o especialista em Medicina do Trabalho Christophe Dejours (1992, p.133), cuja pesquisa versa sobre o prazer x sofrimento no trabalho. Segundo ele, em contraposição a uma situação conflituosa, a realização de duas condições pode contribuir para uma relação homem-trabalho favorável. Assinale a única opção correta em relação a estas condições específicas. Quando a Psicologia Social psicológica, de tradição sociológica, focando processos relativos a sociedade e interações em grandes grupos, e a Psicologia Social experimental, fazendo uso de metodologias qualitativas e do estudo do comportamento individuais. Quando não havendo exigências intelectuais, motoras ou psicosensoriais de determinada tarefa estão de acordo com as necessidades do trabalhador e quando o conteúdo do trabalho consiste em uma fonte estresse. Quando a Psicologia Social psicológica, de tradição sociológica, focando processos relativos a indivíduos e interações em grandes grupos, e a Psicologia Social experimental, fazendo uso de metodologias quantitativas e do estudo do comportamento em grupos mais amplos e até mesmo em nível social. Quando as exigências intelectuais, motoras ou psico sensoriais de determinada tarefa estão de acordo com as necessidades do trabalhador e quando o conteúdo do trabalho consiste em uma fonte de satisfação sublimatória Quando havendo exigência do gestor para cumprimento de metas os colaboradores tendem a produzir significativamente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando as exigências intelectuais, motoras ou psico sensoriais de determinada tarefa estão de acordo com as necessidades do trabalhador e quando o conteúdo do trabalho consiste em uma fonte de satisfação sublimatória
Explicação:
Segundo Dejour (1992) havendo sintonia das qualificações do homem e ao trabalho a ser realizado, ele tende a buscar através de sua motivação adequação e resultados positivos.
Resposta:
Quando as necessidades intelectuais , motoras ou psicossensoriais de determinadas tarefas estão de acordo com as necessidades do trabalhador e o conteúdo do trabalho representar uma fonte de satisfação.
Explicação:
Dejours observa que mesmo para os que gostam do que fazem profissionalmente há momentos em que o trabalho é percebido com sacrifício. E é considerado como uma bênção cujo trabalho significa uma atividade animadora e satisfatória. Portanto, está correta a alternativa: Quando as necessidades intelectuais , motoras ou psicossensoriais de determinadas tarefas estão de acordo com as necessidades do trabalhador e o conteúdo do trabalho representar uma fonte de satisfação.