A preocupação com a evolução e melhoria da espécie humana sempre foi motivo para o despertar da imaginação humana. O movimento moderno surge após a popularização de The Origin of species, de 1859[1], quando Darwin propôs a seleção natural. Posteriormente, outros pensadores destilaram suas ideias num conceito de darwinismo social. Assim, aceitando que alguns seres humanos deveriam desaparecer por serem menos valiosos; surge a ideologia da melhoria da raça humana por meio da ciência, associado ao nome de Francis J. Galton”
Soluções para a tarefa
O darwinismo social foi uma corrente de pensamento européia que tinha como interesse justificar as dominações coloniais.
Para que serviu o darwinismo social?
Francis J. Galton foi o criador do termo eugenia, que acredtiva na limpeza étnica e subjugação de povos e culturas humanas por uma minoria que se acreditava moral e metalmente superior.
Essas noções ficaram ultrapassadas e foram amplamente combatidas ao longo da história, pois foram usadas para propagar o ódio e justificar a dominação branca européia.
Embasando a dominação:
Baseando-se na ideia de Darwin, se desenvolveu a ideia de que determinados povos e culturas eram menos desenvolvidos que outros (no caso, os europeus superiores), e portanto precisariam da intervenção destes últimos. Além de não ter conexão real com as ideias do darwinismo, que estudou a evolução das espécies em uma outra escala temporal e biológica, o darwinismo social era uma justificação ideologica para a o preconceito étnico e racial e a dominação europeia.
Entenda mais sobre colonização e darwinismo social:
https://brainly.com.br/tarefa/10748416
#SPJ1