a predominância da pessoa do discurso pode ser justificada pela organização e finalidade da linguagem do gênero?comente
Soluções para a tarefa
Podemos dizer que a repetição da pessoa do discurso, é justificada e deve ser realizada conforme a organização, a finalidade e a linguagem do gênero.
Um texto que tem como finalidade ser impessoal e formal, não pode fazer uso da primeira pessoa, apenas da terceira, e deve evitar a repetição da mesma, para ser entendido como impessoal e formal.
Um conto, abrange a oportunidade de conjugar os verbos em pessoas diferentes, pois em sua maioria, tratam-se de textos literários e informais.
Então podemos dizer que a predominância da pessoa no discurso, varia com relação ao gênero e finalidade do texto.
A predominância da pessoa do discurso pode ser justificada pela organização e finalidade da linguagem do gênero. Por esse motivo, a assertiva está correta.
Para exemplificar, um texto que pertence à esfera jornalística, como reportagens e notícias, tenderá a utilizar a terceira pessoa. Isso ocorre porque o objetivo desses gêneros textuais é relatar os acontecimentos de forma imparcial. Assim, o uso de terceira pessoa, que na linguagem é traduzida por verbos e pronomes em tal pessoa, é esperado, já que se busca um distanciamento em relação ao fato narrado.
Poemas já são centrados na primeira pessoa, pois costumam externar sentimentos e emoções do eu lírico. Dessa forma, é comum o eu lírico concentre o seu discurso no "eu". Para isso, seleciona marcas gramaticais de primeira pessoa, como verbos e pronomes.
Por outro lado, os textos publicitários, como anúncios e propagandas, por exemplo, são focados na segunda pessoa, pois é direcionado ao leitor. Isso ocorre, pois o objetivo é persuadir o leitor a adquirir um produto, contratar um serviço ou agir de determinada maneira.
Link para mais informações: https://brainly.com.br/tarefa/25222905
Espero ter te ajudado!
Bons estudos!